De 28 de outubro a 3 de novembro, o projeto Hospitalar Infantil Canadá Brasil vai atender crianças Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba, que receberão atendimento gratuito de ortopedia pediátrica.
A iniciativa de trazer o projeto para o Brasil é do Dr. Fábio Ferri-de-Barros, ortopedista pediátrico que atuou na rede pública de Ilhabela e de São Sebastião durante cinco anos e atualmente vive no Canadá, onde se associou à equipe de Ortopedia Pediátrica do “Hospital For Sick Children”, entidade fundada em 1875 com o objetivo de atender crianças carentes.
A idéia é oferecer tratamento médico – ortopédico especializado de qualidade internacional, com base em evidência científica e adequado às condições hospitalares locais, para crianças carentes e com deficiências físicas. A triagem dos pacientes será realizada pela rede de saúde pública.
A equipe de médicos do Canadá será composta por seis profissionais, sendo dois cirurgiões, dois anestesistas e dois enfermeiros, que pretendem realizar até três cirurgias por dia além de outros tratamentos não-cirúrgicos específicos.
Todo o trabalho será desenvolvido em conjunto com os especialistas locais promovendo o intercâmbio profissional e possibilitando a continuidade do atendimento pós-cirúrgico e o acompanhamento da recuperação dos pacientes. A equipe de voluntários também doará material cirúrgico padronizado.
Após esta primeira experiência, a equipe do For Sick Children pretende continuar colaborando com o desenvolvimento da saúde pública infantil local e desenvolverá, com base nos dados obtidos aqui, um programa de apoio e troca de informações com os profissionais da região.
O projeto conta com o apoio do Instituto Kat Schürmann para a divulgação e a organização administrativo-financeira no Brasil. Fundado em 1997, o Instituto Kat Schürmann é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações sociais e educativas colaborando com as comunidades de baixa renda no litoral brasileiro.