“Buck´s Fizz, Grand Mimosa”

por David Roberto Lopes

Presidente da ABL – Associação de Bartenders do Litoral

 

Há uma teoria que diz que este coquetel foi inventado por volta do ano 1900, em um hotel no Mediterrâneo. No entanto, a versão mais aceita por todos, é que ele nasceu em 1925, no meio de toda a efervescência de inovações culturais e artísticas da época na França, no elegante Hotel Ritz Carlton de Paris, criado pelo bartender Frank Meier para alegrar os hóspedes.

 

Este coquetel foi muito apreciado na Argentina, no auge dos anos 50, numa época em que as madames do país costumavam convidar amigos para o brunch (mistura de café da manhã e almoço, servida nos finais de semana).

 

O coquetel Mimosa, uma mistura de suco de laranja e Espumante, é uma bebida ideal para os verões à beira da piscina. Refrescante e de coloração amarelo brilhante, leva este nome graças às flores da planta do mesmo nome. (Fonte: vila-vinifera.com).

 

A Mimosa é considerada a versão francesa do coquetel Buck’s Fizz (espumante, suco de laranja e um fio de granandine) criado em 1921 pelo bartender do Buck’s Club de Londres, na Inglaterra.

 

O coquetel pode ganhar uma dose extra do licor de laranja Grand Marnier e ser servido nos finais de tarde. Essa nova composição chama-se Grand Mimosa.

 

Mimosa (clássica)

7.5 cl Champagne

7.5 cl Suco de Laranja

Coloque o Suco numa taça flute previamente gelada e complete com o Espumante Brut.

Decore com  laranja e cereja.

 

Mimosa com espuma

6 cl Champagne

6 cl Suco de Laranja

6 cl Espuma de Laranja

Coloque o Suco numa taça flute previamente gelada, acrescente o Espumante Brut e complete com a Espuma de Laranja.

Decore com laranja e cereja.

 

NOTA: para a “Espuma de Laranja”, coe 30cl de Suco de laranja numa peneira bem fina (para retirar todos os gominhos). Coloque o suco peneirado dentro da Garrafa de Chantilly, acrescente uma colher de emulsificante (aquele utilizado para fabricação de sorvete) e finalize com um tubo de gás para Chantilly. Mantenha na geladeira.