A Natação é o esporte que pode fazer parte da vida da criança desde seus primeiros meses de vida, e é uma atividade que contribui para o desenvolvimento do ser humano de forma integral, nos aspectos cognitivo, emocional e social, além de proporcionar à criança mais autonomia e novas experiências.

 

Natação Infantil é o mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física, pois é capaz de contribuir com o desenvolvimento das crianças, atuando nos sistemas: respiratório (asma, bronquite), digestivo (come melhor), nervoso (dorme melhor), circulatório (retorno venoso), motor (coordenação e flexibilidade), além de ser um excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada.

 

Para que a atividade seja eficiente e prazerosa, é fundamental que as aulas de natação sejam ministradas por profissionais capacitados, pois quando ensinamos exercícios sem o conhecimento da maturação dos alunos, podemos incorrer no erro de desenvolver determinadas tarefas precoces, levando os alunos a possíveis frustrações e desistências.

 

Os rumos do desenvolvimento do ser humano podem ser: proximal, distal ou cefalocaudal, ou seja, primeiro desenvolve-se o cérebro, tórax e posteriormente, no estágio da puberdade, é que braços e pernas são desenvolvidos. Ao atingir os seis anos de idade, o cérebro alcança 80% do seu desenvolvimento. Podemos dizer que os indivíduos aprendem os nados competitivos quando desenvolvem a coordenação mais fina, pois os movimentos exigidos são semelhantes ao de escrever e ler, que ocorrem dos 04 aos 06 anos, precocemente aos 03 anos e tardiamente aos 06 anos.

 

Aprendizagem, maturação dos nados e faixa etária: CRAWL (04 aos 06 anos), COSTAS (04 aos 06 anos), PEITO (05 aos 07 anos), GOLFINHO (07 aos 09 anos), sendo que á partir dos 03 ANOS já surgem os primeiros movimentos oriundos da coordenação mais fina, com pernas de crawl e costas mais caracterizados.

 

Um pouco sobre Natação Para Bebês

 

A “Natação para Bebês” pouco tem a ver com a natação propriamente dita, ela tem um efeito mais recreativo, de adaptação ao ambiente aquático.

Em 1939, na Austrália, Myrtha Mac Graw, mostrou que recém-nascidos podiam realizar movimentos na água, surgindo assim o trabalho com bebês na natação, prática que em pouco tempo se espalhou pelo mundo.

 

Quanto à faixa etária, surgem sempre as mesmas dúvidas: qual é a idade para o início da atividade? Com que idade média podemos realmente concluir que os bebês estarão nadando de maneira autônoma?

Bom, a natação para bebês deverá ter início aproximadamente aos seis meses de idade, pois neste período o bebê já possui um bom número de anticorpos e sustenta melhor sua cabeça. Essa maturidade cervical faz com que o bebê resista bem ao transporte da piscina.

Existem quatro aspectos essenciais nesta fase:

– respeito pela fase de desenvolvimento maturacional que o aluno se encontra;

– o contato físico;

– o contato social que o aluno terá com o professor;

– a segurança, pois não basta que o aluno esteja seguro e sim que ele se sinta seguro.

 

Consideramos Natação para Bebês (dos 06 meses aos 03 anos) e Natação Infantil á partir dos 03 anos de idade, sendo que há diversos Estímulos Psicomotores de extrema importância como:

– Desenvolver com harmonia suas habilidades motoras através de movimentos e formas lúdicas;

– Estimular sua coordenação fina e grossa, através de movimentos e materiais específicos;

– Estimular a percepção dos cinco sentidos: tato, audição, visão, olfato e paladar;

– Despertar e experimentar diversas sensações através dos movimentos;

– Exercitar seu equilíbrio, vivenciando diversas posturas aquáticas;

– Proporcionar a motivação na água, para deslocamentos;

– Desenvolver a noção espacial e lateralidade através dos mergulhos, giros e saltos;

– Exercitar seus movimentos espontâneos;

-Vivenciar diferentes sinais gestuais e verbais;

-Promover o desenvolvimento sensório-motor e da inteligência (Piaget).

 

Em Ilhabela, a Academia Loa oferece aulas de natação para bebês e crianças, em piscina salinizada e aquecida, com profissionais graduados e especializados,

 

*Camilla Miguez é Professora de Educação Física, Pós-Graduada em Natação e Atividades Aquáticas pela UGF-RJ.

 

A Loa Academia funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 21h e aos sábados das 9h às 13h, e fica na Rua Luiz Ameixeiro, 204, no Perequê. Mais informações: (12) 3896-5025.