A palavra mito pode ser interpretada de várias formas, neste artigo utilizo-a para me referir aos conceitos que são atribuídos ao processo do envelhecer, os quais não podem ser aceitos como reais.

Atribuir o declínio da competência motora a este processo é, portanto, um mito. Não se trata de negar o processo de envelhecimento, mas sim reconhecer que as alterações fisiológicas que vão se estabelecendo provém de muitas variáveis. Algumas com certeza estão relacionadas à idade, mas a maioria, no entanto, está relacionada ao estilo de vida nas sociedades modernas.

É neste aspecto, onde impera o sedentarismo, que podemos interferir minimizando os efeitos do envelhecimento na competência motora e na conseqüente autonomia e independência das pessoas.

Para que o leitor não pense que restrição motora é característica do envelhecimento, temos encontrado crianças, adolescentes e adultos jovens com restrições motoras comprometedoras, que surgem como resultado das horas que permanecem sentados à frente de computadores, por exemplo.    

A ciência está muito empenhada em descobrir e solucionar os mecanismos biológicos do processo de envelhecimento da estrutura corporal humana. Enquanto a poção da juventude não vem, nossa proposta é que você leitor dê atenção a uma fórmula que traz excelentes resultados:

ALIMENTAÇÃO + ATIVIDADE + REPOUSO = SAÚDE + CAPACIDADE E LONGEVIDADE FUNCIONAL

No que diz respeito ao item atividade, oferecemos uma proposta que é ao mesmo tempo prazerosa e eficiente, a qual chamamos de GINÁSTICA FUNCIONAL.

A Ginástica Funcional tem como objetivos: preservar a estrutura corporal, potencializar a motricidade, estabelecer uma longevidade funcional e estimular o bem estar. As aulas são em pequenos grupos, duram em torno de uma hora e podem ser freqüentadas de uma a cinco vezes por semana.

Durante a fase básica os movimentos são executados partindo da posição deitada e em um solo macio. Neste período o foco da atenção está na reabilitação da liberdade de movimentos da coluna vertebral. À medida que os praticantes recuperam flexibilidade, elasticidade, força e coordenação, os movimentos vão se tornando mais complexos.   

É um retorno às brincadeiras infantis, período no qual o repertório motor humano é riquíssimo.  Por exemplo, quanto tempo faz que o leitor ou leitora executou um giro de 360°? Já notou como as crianças adoram ficar girando? Pois é, os giros e os rolamentos são movimentos que ativam o labirinto (sistema vestibular), ajudam na manutenção da capacidade de equilíbrio, melhoram a coordenação e estimulam o tônus muscular provocando uma verdadeira sinfonia articular.