A Odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde, fazendo com que a criança confie no profissional e mantenha com ele uma relação amigável.
As crianças devem sentir prazer em ir ao consultório odontológico. Deve-se criar um ambiente apropriado, além de propiciar tratamentos sem traumas. A preservação da saúde bucal das crianças deve ser levada em conta desde muito cedo e, portanto, levar o bebê para ser acompanhado por Odontopediatra é muito importante e pode prevenir vários problemas futuros.
A partir dos seis anos de idade os casos de dentes que precisam de correção podem começar a ser tratados, mas, normalmente oito anos é uma boa idade para se iniciar um tratamento. Nesta fase a face da criança está em pleno desenvolvimento e a resposta ao tratamento é muito positiva. Este é também o momento ideal para corrigir hábitos viciosos como respiração bucal (pela boca e não pelo nariz), sucção digital (chupar dedo) e interposição lingual (colocar a língua entre os dentes).
Para tratar das más oclusões podemos lançar mão de várias técnicas e filosofias. Existem a Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM). Na ortodontia temos os aparelhos fixos e os removíveis, e na Ortopedia Funcional dos Maxilares temos os aparelhos ortopédicos funcionais (AOF) que também são móveis.
A Ortopedia Funcional dos Maxilares previne e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam os arcos dentários e suas bases, buscando a harmonia do sistema neuromuscular, restabelecendo as funções normais bucais alteradas, utilizando para isso forças naturais originárias do próprio funcionamento muscular. Os aparelhos ortopédicos funcionais são de atuação bi maxilar (maxila e mandíbula), soltos na boca, para exercícios e fisioterapia. Seu principal objetivo é remover interferências durante o crescimento e desenvolvimento fisiológico normal, atuando no sistema neuromuscular que comanda o desenvolvimento ósseo dos maxilares levando os dentes a ocuparem seus lugares funcionais e estéticos e atuando também sobre a postura da mandíbula, o que produz eficiência mastigatória, promovendo harmonia para o sistema digestivo, respiração e fala.
Os aparelhos Ortopédicos Funcionais são usados para tratamentos em crianças com problemas relacionados a crescimento ósseo como falta de espaço, pouco crescimento da mandíbula e mordidas abertas. Geralmente estes problemas estão acompanhados de distúrbios funcionais como respiração bucal, interposição lingual e hábitos viciosos. Os tratamentos precoces com estes aparelhos costumam apresentar ótimos resultados quando há colaboração do paciente.
Dra. Sonia A. S. Monteiro é cirurgiã-dentista formada e especializada em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – campus de São José dos Campos – SP, aluna do Curso de Aperfeiçoamento em Ortopedia Funcional dos Maxilares e Ortodontia da Associação dos Profissionais de Saúde de São Sebastião –APS.