Baiano radicado em Ilhabela, Paulo dos Reis, o Paulão, tem uma história diferente da maioria dos velejadores com os quais compete. Seu primeiro contato com uma prancha de windsurf aconteceu na represa de Guarapiranga, na sede da escola de Vela BL3, local onde trabalhava como auxiliar de marina. Nas horas vagas, de tanto olhar atentamente os instrutores dando aulas, aprendeu a velejar. Em 2003, veio para Ilhabela, para trabalhar na BL3 daqui, já como instrutor de wind.

 

Passou a velejar no mar, e em pouco tempo tornou-se velejador profissional. Hoje, é o sétimo melhor atleta do mundo em sua categoria, acumula importantes vitórias nacionais e internacionais, e acaba de conquistar, pela quinta vez, o título de Campeão Brasileiro de Fórmula Windsurf.

 

Em 2009, graças à conquista de dois importantes patrocínios, um da Foothills, empresa de importação e distribuição de produtos químicos, e outro da Team Brasil, tradicional loja de equipamentos de windsurf, Paulão conseguiu ampliar sua participação em competições e trazer pra casa títulos inéditos.

 

“Pela primeira vez, graças ao apoio dos meus patrocinadores, consegui participar das cinco etapas do Circuito Mundial e também do Campeonato Mundial, que é o evento mais importante do windsurf e reúne os melhores atletas do mundo”, conta o Paulão.

 

O primeiro título do ano foi o de Vice-campeão Sulamericano de FW, conquistado em março, em Mendoza, na Argentina. Na Semana de Vela de Ilhabela, também conquistou o pentacampeonato, além de vencer os Campeonatos Santista e Carioca e terminar em 2o no Campeonato Cearense.

 

Depois de correr as três etapas do Campeonato Europeu de Formula Windsurf, nas cidades de Pobierowo, Leba, e Sopot, na Polônia, Paulão passou apenas 20 dias treinando em Ilhabela, antes de embarcar para Santa Pola, na Espanha, onde disputou o Mundial.

 

De volta ao Brasil, disputou as etapas brasileiras do Mundial, em Ilhabela e Fortaleza. Com a soma dos resultados, conquistou o sétimo lugar no ranking mundial “Terminar o ano entre os dez melhores do mundo foi uma grande conquista, e em 2010 espero conseguir resultados ainda melhores.” comemora o atleta.

 

Encerrada a maratona de competições, Paulão descansa e curte a família em Ilhabela, recarregando as energias para 2010, que começará com a disputa da 1a Etapa do Circuito Mundial, que acontece em janeiro, em Miami, seguido pelo Campeonato Sulamericano, em fevereiro, em Montevidéu. Em março, acontece o Campeonato Mundial, que em neste ano vai ser realizado em um lago, no meio da Cordilheira dos Andes, em Mendoza, Argentina. Paulão vai correr ainda as três etapas do Circuito Mundial na Polônica, além das etapas brasileiras, que este ano serão três, em Ilhabela, pela segunda vez, uma etapa inédita em Búzios, e a tradicional prova de Fortaleza.

 

Bons ventos pra ele!

 

Além dos patrocínios da Foothills, Team Brazil e BL3, Paulão conta com o apoio da Truzz, do Restaurante Cheiro Verde e da Loa Academia.