O Movimento Nossa Ilha Mais Bela traz trouxe, no dia 18 outubro, a diretora do IBOPE, Márcia Cavalari, para apresentar os resultados da segunda pesquisa de percepção cidadã, feita com a população local entre os dias 23 e 26 de setembro. O objetivo é saber como este público percebe a cidade e o que deseja para a melhoria da qualidade de vida em Ilhabela, além de gerar um comparativo com os dados colhidos no ano passado, que permitirá o acompanhamento da evolução desses indicadores.
A apresentação da pesquisa aconteceu durante o evento anual de atualização do Movimento, que contou com presença de autoridades, representantes de entidades e membros da sociedade civil, que puderam conferir cada um dos dados que ajudarão a compor a base de indicadores do Movimento, que tem por objetivo construir e se comprometer com um plano de metas capaz de orientar a sociedade civil organizada, em parceria com governos e outras instituições, para articular e promover ações que garantam um futuro melhor para Ilhabela.
O Movimento acredita que a avaliação da qualidade dos serviços públicos prestados por meio de indicadores de desempenho oferece um instrumento objetivo, que dá transparência à gestão pública, esclarecendo aos cidadãos o que está sendo feito com o dinheiro público. Permite ainda, acompanhar a evolução dos resultados e fiscalizar a execução das metas previstas no Plano de Governo.
Pesquisa 2008
A pesquisa foi realizada com 406 moradores, de norte a sul de Ilhabela, com objetivo de avaliar a evolução dos principais indicadores de qualidade de vida, como saúde, educação, segurança, saneamento básico, lixo e funcionamento da balsa, entre outros, além de apontar a confiança da população em diferentes instituições, como os prestadores de serviços públicos, Prefeitura, polícias, Dersa, Câmara de Vereadores e demais órgãos que prestam serviços à cidade. Foi medida ainda a disposição da população para acompanhar a gestão pública do município.
Além dos temas abordados no ano passado, a pesquisa feita em 2008 aponta a opinião da população sobre assuntos atuais, como a criação de taxas e restrições a entrada de visitantes na ilha, a duplicação da Rodovia dos Tamoios, a ampliação do Porto de São Sebastião, a implantação do projeto Mexilhão e a presença dos navios de cruzeiro.
Os resultados da Pesquisa e a apresentação do IBOPE estão disponíveis para download no site do Movimento: www.nossailhamaisbela.org.br