Ferramenta digital que virou febre nos últimos tempos, o Twitter é uma comunidade virtual de amigos e pessoas desconhecidas que mandam updates, flashes do que elas estão fazendo no momento ou informações pessoais ou profissionais para as quais querem chamar a atenção.

 

Tal como no MSN e no novo Windows Live Messenger, onde aparece o nick do seus contatos e um espaço em cinza destinado ao compartilhamento de mensagens rápidas, o Twitter é uma espécie de aprimoramento desta mensagem em cinza, permitindo que você poste mensagens curtas que serão enviadas para todos os seus amigos.

 

A princípio, pode até parecer bobagem, mas é uma forma de comunicação super legal, pois você fica atualizado, sabe o que os seus contatos estão fazendo e pensando, o que estão lendo e o que pretendem fazer, ao mesmo tempo em que conta suas opiniões, divide idéias e compartilha sua programação diária.

 

Por lá, vemos muito “Indo a academia”, “Estudando cálculo”, “Acidente mata 32 pessoas em uma colisão na Marginal Tietê” e assim vai. Uma das maiores falhas (inclusive minha) em tentar definir o Twitter até o momento baseia-se no fato de que ele não tem um uso claro e definido.


Pra começar, você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow). Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens dele. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especifica para uma pessoa, coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem. Esta também é uma forma de forçar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta separada, chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra na internet.


A facilidade de acessar o Twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no Twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente. O terremoto em São Paulo, por exemplo, foi notificado às 21:02 no Twitter.



Mas isso não resume o Twitter, ele tem muitas funções úteis, vou tentar descrever algumas delas:

 

Se você costuma participar de eventos: pode usar o Twitter para fazer uma microcobertura do evento, postando os títulos das palestras, nomes dos palestrantes e algumas frases chave para dar uma ideia do que está acontecendo aos seus seguidores. Para esse tipo de uso geralmente associa-se uma etiqueta (tag) ao evento no formato #nomedatag.


Para quem não está presente no evento é possível acompanhá-lo através do Gtalk digitando track #tagdoevento no usuário twitter@twitter.com e/ou acompanhar pela web através de indexadores do Twitter como o TweetScan ou twemes. Exemplo: WebPanel da Datasul.



Ultimamente, nos principais eventos de tecnologia e comunicação sempre tem alguns twitters presentes, até pela facilidade de se enviar mensagens pelo celular. Com o crescente uso da ferramenta, até eventos mais populares como a Virada Cultural tiveram uma boa cobertura via Twitter.

 

Alguns Twitters legais de Ilhabela:

 

http://twitter.com/RevistaIlhabela

http://twitter.com/csjilhabela

http://twitter.com/cleberspeedmax

 

Cléber Aragão Biscassi

Tecnologia .COM Net Ilhabela

Diretor de Qualidade em Serviços de Internet ABRANET

Especialista em Redes de Computadores pela Universidade São Judas Tadeu