Sim é a resposta veiculada pela mídia e corroborada pela opinião médica em geral! No entanto, há aspectos importantes a serem considerados para que o exercício seja realmente um agente benéfico para desenvolver saúde e bem estar.

Stress

Acredita-se que o sistema imunológico funciona para que possamos lidar com eficiência em situações de stress. Até recentemente toda forma de stress era considerado nefasta para o sistema imunológico e convém lembrar que exercício é um tipo de stress. Considere, no entanto, que há stress do bem e há stress do mal. O do bem acarreta ajustes biopositivos, ou seja, nos tornam mais resistentes a certos tipos de doenças. O do mal acarreta ajustes bionegativos, ou seja, nos tornam mais fracos e, portanto mais vulneráveis a certos tipos de doenças.

Recomendações para evitar o stress do mal e para praticar o stress do bem.

O leitor/a já deve ter ouvido algumas vezes a frase “sem dor não há melhora”. Pois é, dor é a primeira coisa a ser evitada. Dor é sempre um alarme de que algo não está bem. Ao perceber dor diminua o ritmo ou pare se for necessário. Se não souber como lidar com a situação procure ajuda especializada.

Aqui em Ilhabela considere sempre o alto grau de umidade relativa do ar, lembre-se que se o dia estiver com temperatura acima de 22° e a umidade acima de 70% você deve se hidratar a cada 15 minutos ingerindo de 100 a 200 ml de água. Não espere que a boca fique seca, nem sentir sede. Estes sinais significam que você já está em processo de desidratação.

Alimentação antes do treino é importante para que você possa apresentar um metabolismo eficiente. A ideia de que treinar em jejum faz com que aconteça maior queima de gordura não é verdadeira sob o ponto de vista científico. Pelo menos até agora. Se você treina forte, acima de uma hora é preciso que se alimente também durante o treino. Sucos (sem açúcar) ou bebidas esportivas são soluções interessantes neste caso. Depois do treino faça um lanche contendo carboidratos, proteína e gordura.

Faça exercícios de relaxamento antes de dormir para ter uma boa noite de sono e poder treinar bem no dia seguinte. Logo ao acordar beba de 300 a 500 ml de água para se hidratar, pois você passou várias horas sem água enquanto dormia. Em seguida deite-se ao chão sobre um tapete ou o que achar mais confortável, espreguice e movimente pernas e braços para ativar as articulações. Levante-se faça sua higiene pessoal e em seguida tome um lanche leve e de fácil digestão se for treinar e faça o desjejum completo quando retornar. Lembre-se de fazer uns cinco minutos de relaxamento no chão após o treino. Para seu bem estar repita este relaxamento antes do almoço e antes de dormir. Procure variar o tipo de atividade.

Exercício, alimentação e repouso adequado são as combinações que na realidade nos tornam fortes e resistentes a grande parte das doenças. Afinal o sistema imunológico não atua sozinho, há mais 10 sistemas e todos precisam estar afinados para propiciar saúde e bem estar.

Bons treinos e saúde!

 

 *José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Hoje como professor e instrutor formado pelo Rolfing Institute (Boulder, Colorado, USA) possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, que oferece cursos, aulas e sessões para pessoas interessadas na sofisticação de sua corporalidade, e para profissionais da área da educação e saúde interessados em aprimorar sua proposta de trabalho. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135