A Prefeitura de Ilhabela, firmou convênio com a Empresa Sagatiba, para disponibilização de recursos financeiros para a execução do programa, “Projeto Bela Ilha”.
O Projeto de cunho socioeconômico, com o valor previsto de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) em investimentos, tem como objetivo, promover a saúde ambiental, saúde coletiva preventiva e desenvolvimento sustentável de todas as Comunidades Tradicionais caiçaras de Ilhabela, favorecendo 830 caiçaras moradores fixos das comunidades e conseqüentemente, 28.000 habitantes do município, com a formatação de 12 destinos ecoturísticos, inserindo a cidade no segmento ecoturístico e incrementando desta forma a economia local.
Os moradores caiçaras das Comunidades serão beneficiados com 100% de abastecimento com água tratada; esgotamento Sanitário de 100%; abrangência de 100% de coleta seletiva; diminuição de incidências de doenças de veiculação hídrica em 50% nos moradores e a formatação de doze destinos ecoturísticos.
A Prefeitura Municipal e a Empresa Sagatiba, para a realização do Projeto, contam com a gestão compartilhada entre o Parque Estadual (apoio institucional); Universidade (apoio técnico-científico); SABESP (cooperação técnica); ONG (programa Educação Ambiental, Saneamento Ambiental e Ecoturismo) e a Comunidade Tradicional.
A cerimônia de assinatura do Projeto Bela Ilha, entre a Prefeitura e a Empresa Sagatiba, foi realizada no dia 03 de setembro e fez parte das comemorações do aniversário de 200 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela.