O Projeto Papagaio Moleiro tem como objetivo a conservação do Papagaio Moleiro (Amazona farinosa) em Ilhabela e seu entorno, realizando além da pesquisa científica, atividades de educação ambiental com os moradores locais contra o tráfico e caça ilegal desta espécie e de toda avifauna em nosso município.
A população do Papagaio Moleiro é extremamente abundante por toda a ilha, onde muitos grupos podem ser facilmente vistos ao longo do ano, mas se encontra em risco de extinção no Estado de São Paulo e por isso precisa ser protegida e preservada.
O projeto irá, inicialmente, fornecer uma estimativa do tamanho da população atual do Papagaio Moleiro e informações sobre a distribuição e abundância relativa da espécie em toda a Ilha. Ao se calcular o tamanho da população, que também irá nos informar nas amostragens de campo como ela varia tanto temporal quanto espacialmente, será possível identificar os processos demográficos e interações ecológicas.
O conhecimento das causas da mudança de tamanho da população é muito importante porque elas podem estar associadas com características intrínsecas da espécie e seu habitat, como os processos demográficos e restrições de recursos, mas também com fatores externos, devido aos impactos humanos.
Além do levantamento, vamos também realizar atividades de educação ambiental utilizando o Papagaio Moleiro como espécie bandeira para combater a caça e o tráfico, infelizmente presente dentro da Unidade de Conservação em Ilhabela. Filhotes ainda estão sendo capturados de seu ninho para serem vendidos no mercado negro de animais exóticos, o que é atualmente o principal fato que põe em risco a conservação da espécie.
Sobre o Papagaio Moleiro
Descrição – O Papagaio Moleiro é o maior papagaio do gênero Amazona. Tem um comprimento total de cerca de 38 a 41 centímetros (15-16 in) e pesa entre 540 e 700 gramas (19,01-24,64 oz).Ele está entre os maiores papagaios nas Américas, sendo superada apenas pelas araras.
Distribuição – O Papagaio Moleiro ocorre em áreas tropicais da América Central e América do Sul. No Brasil, ocorre em dois biomas distintos: a floresta amazônica e a atlântica.
Comportamento – O Papagaio Moleiro é social e pode ser encontrado em pares ou em grandes bandos. Eles normalmente são quietos quando estão descansando e se alimentando, mas estão sempre voando em bandos ou em pares, ao entardecer e amanhecer, por toda a Ilhabela.
Reprodução – Depois que os Papagaios Moleiros atingem a maturidade sexual, normalmente formam relações monogâmicas com um único parceiro. Cada ano de namoro geralmente começa no início da primavera. A fêmea põe três ou quatro ovos brancos e os incuba por cerca de 26 dias.O macho regurgita comida para a fêmea durante o período de incubação, e mais tarde para os filhotes no ninho também. Os filhotes deixam o ninho cerca de 60 dias após a eclosão.
Para saber mais e participar do projeto visite nosso site: www.papagaiomoleiro.com.br