De acordo com a definição da OMS – Organização Mundial de Saúde, o desenvolvimento e manutenção da saúde integral e harmônica representa não apenas a ausência de sintomas, mas o completo bem-estar físico, psíquico e social. Com base neste conceito, as mais diversas aéreas da medicina buscam constantemente novas formas de promover a integração entre o corpo e a mente.

 

O estilo de vida moderno e os altos níveis de stress e agitação que tomam conta da sociedade reafirmam a relação de muitas perturbações físicas e orgânicas com aspectos de natureza mental e emocional, traduzidos no que chamamos de doenças pscicossomáticas.

 

Através de uma visão holística e integradora do ser humano, a associação da psicolgia à acupuntura surgiu há alguns anos no Brasil e já apresenta bons resultados em diversos tipos de tratamentos. Especialidade desenvolvida na China há mais de cinco mil anos, a acupuntura compõe a tradicional medicina chinesa e visa prevenir e tratar doenças através do equilíbrio das energias que circulam no corpo.

 

Aluno da primeira turma do curso de Psicologia e Acupuntura promovido pela Sobrapa – Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura, e aprovado pelo CDP – Conselho Regional de Psicologia, o psicólogo Vasco Pereira Bueno Neto encontrou na técnica chinesa a complementação ideal para o seu trabalho. São 1.200 horas de aula e o curso é regulamentado pelo Conselho de Saúde para outras especialidades da medicina.

 

“A união das duas técnicas permite a investigação com base nos sintomas para a busca do reequilíbrio energético, que vai promover saúde e bem-estar de forma integral”, afirma Vasco. Ele lembra ainda que, embora grande parte de seus pacientes chegue ao consultório buscando a cura de algum sintoma, a técnica também pode ser usada de forma preventiva, evitando desequilíbrios físicos e emocionais. “Uma queixa ou sintoma é apenas um sinal de que o conjunto não está bem. O objetivo é tratar sempre o todo, proporcionando ao paciente um equilíbrio energético integral”, completa.

 

Morador de Ilhabela há quinze anos, Vasco atende com hora marcada, em sessões de uma hora, sempre na parte da tarde. Tel. (12) 3896-2577 / 3896-2386 / 9164-7576.