Passeio de barco até a Praia do Bonete

 

Voltada para o mar o aberto, a Praia do Bonete fica no extremo sul de Ilhabela e guarda uma das paisagens mais bonitas da região. Só é possível chegar de barco ou a pé, por uma trilha de 13 quilômetros que atravessa a Mata Atlântica. Não há energia elétrica e a praia abriga a maior comunidade tradicional da região, onde vivem dezenas de famílias caiçaras que se dedicam à pesca e à atividades voltadas ao turismo.

 

Como a trilha é longa, não é aconselhável ir e voltar no mesmo dia, portanto, quem vai caminhando precisa passar pelo menos uma noite em uma das pousadas ou campings locais. Para conhecer a praia num passeio de um dia, o ideal é ir de barco, aproveitar o dia e voltar no final da tarde.

 

Especializada em turismo náutico de alta qualidade, a Azul Marinho Tours oferece o serviço de taxiboat, com saídas regulares para a praia do Bonete na embarcação de passeio mais rápida de Ilhabela: um Flexboat de última geração, de 27 pés, com capacidade para 28 pessoas. Graças à alta tecnologia empregada em sua fabricação, é insubmergível e extremamente seguro e conta com dois motores de popa de 225HP, que possuem alto rendimento e baixa emissão de poluentes, obedecendo a rigorosas normas ambientais.

 

Comandado por Daniel Rodrigues, que nasceu em Ilhabela, viveu e trabalhou por dez anos no Bonete e tem grande experiência nas áreas de navegação e turismo, o passeio dura o dia inteiro, partindo às 10h da manhã (ou no horário combinado entre o grupo) e retornando no final do dia. Pra quem vai caminhando para o Bonete, também é possível fazer apenas a volta de barco, mas é preciso agendar com atencedência.

 

A agência também opera charters privativos, tem pacotes de turismo corporativo e confraternizações para empresas e, durante as noites de lua deste verão, terá um produto especial: passeios noturnos para grupos de até 22 pessoas, com duração aproximada de duas horas e parada para brinde no meio do canal.

 

Mais informações: (12) 9706-4646 | ID: 114*82774

 

 


 

Passeio de jipe até a Praia de Castelhanos

 

A Praia de Castelhanos é a maior Ilhabela. Com quase dois quilômetros de extensão, é formada por uma faixa de areia larga e águas agitadas e muitos claras. Para chegar, é preciso cortar a Ilha de oeste a leste, através de uma estrada de 22 quilômetros que só pode ser percorrida por veículos com tração 4×4. Difícil acesso? Na verdade, nem tanto! Para muita gente, atravessar a mata e percorrer o tortuoso e esburacado caminho até a praia é uma das atrações do passeio.

Por isso, o passeio de jipe até Castelhanos se tornou um dos roteiros mais procurados por turistas que visitam a cidade e é oferecido pela Associação de Jipeiros de Ilhabela e por todas as agências de turismo locais.

 

A aventura começa pela manhã, quando o grupo embarca no jipe e parte rumo à guarita que anuncia a entrada do Parque Estadual. Neste ponto, já é possível sentir o frescor e observar a enorme diversidade de espécies da Mata Atlântica. A partir daí, a subida até o topo da estrada é composta por diversos trechos íngremes e ao longo do caminho dá pra ver e ouvir muitas espécies de pássaros, além de lagartos, esquilos e outras espécies da fauna e da flora nativa. A primeira parada é no ponto chamado de mirante, de onde se tem uma bela vista para o mar e para a Baía de Castelhanos. Depois de tirar fotos e apreciar a paisagem, o jipe segue estrada abaixo, atravessa de um rio e, finalmente, chega à praia.

 

Há estrutura turística, com restaurantes que servem comida caseira e serviço de praia, com mesas, cadeiras e guarda-sóis. O mar oferece boas condições para a prática de surf e mergulho livre e para quem gosta de caminhar, há uma trilha bem estruturada que leva à Cachoeira do Gato, maior queda d’água da Ilha, com mais de 70 metros de altura. E não se esqueça: é imprescindível levar um bom repelente, pois é impossível permanecer na praia sem proteção contra os selvagens borrachudos.


 

Rapel na Cachoeira da Água Branca

 

Ainda pouco explorado em Ilhabela, o Turismo de Aventura encontra por aqui uma enorme diversidade de atrativos, com dezenas de trilhas e cachoeiras que oferecem condições perfeitas para a prática da modalidade.

 

Para quem já pratica ou quer conhecer a atividade, a Equipe Macaco Prego oferece toda a estrutura necessária, desde aulas e treinamentos até equipamentos e suporte, combinando as mais modernas técnicas esportivas com as mais rigorosas normas de segurança e responsabilidade ambiental promovendo ecoturismo e sustentabilidade.

 

Comanda por Danilo Godoy, especialista em técnicas de resgate e salvamento em altura, a equipe é formada por profissionais experientes e capacitados e opera diversos roteiros de Canionismo e Cachoeirismo, além de trilhas, expedições, Birdwatching e treinamento esportivo ao ar livre.

 

Para os iniciantes, uma boa pedida é o rapel na Cachoeira da Água Branca, que tem mais de 60 metros de altura e proporciona uma bela vista do canal de São Sebastião. A aventura começa com um treinamento, onde Danilo e sua equipe dão informações detalhadas sobre todo o roteiro, aula sobre segurança e princípios básicos da técnica. Depois de vestir e se familiarizar com o equipamento, todo fornecido pela equipe, o grupo aprende, na prática, a utilizá-lo, treinando primeiro num muro de pedras e depois em uma torre.  Em seguida, uma trilha de 20 minutos que atravessa a Mata Atlântica e passa por ruínas das antigas instalações da usina de energia elétrica de Ilhabela, leva ao todo da cachoeira. Mais uma vez os equipamentos são testados e os conceitos de segurança repassados, para então começar a descida, feita sempre ao lado de um instrutor. A descida termina com um delicioso banho na piscina natural formada pela queda.

 

Quem quiser ir mais longe, pode optar pelas aulas de Canyoning (ou canionismo), prática que consiste na exploração de cachoeiras com uso de técnicas verticais provenientes da escalada e espeleologia, tobogãs, rapel, saltos e flutuação. “Pretendo levar as pessoas a interagir de uma forma mais integral com a natureza. Ilhabela possui inúmeras cachoeiras que podem ser percorridas sentido montanha ou sentido mar, não importa, o importante é colocar pessoas interessadas em contato direto com este lado da Ilha tão abundante em surpresas”, explica Danilo.

 

Mais informações e reservas: (12) 9786-2755 | contato_danilo@yahoo.com.br

www.macacoprego.org

 

 


 

Curso de Vela na Praia da Armação

 

Eleita a Capital Nacional da Vela, Ilhabela tem condições perfeitas para a prática das diversas modalidades do esporte e quem quer aprender a velejar pode aproveitar as férias para fazer um curso e começar a navegar pelas águas canal de São Sebastião.

 

A BL3, escola de vela que atua há 18 anos em Ilhabela, tem cursos que vão do nível básico ao avançado nas categorias Veleiros, Vela Oceânica, Windsurf e Kitesurf, incluindo aulas especiais para crianças. Para participar, basta saber nadar e ter mais de sete anos.

 

Os cursos, que têm aulas práticas e teóricas, são ministrados por profissionais experientes e incluem todo o equipamento necessário, além da estrutura da sede da escola, que fica na Praia da Armação e conta com botes infláveis para apoio aos velejadores, deck para lavagem de equipamentos, vestiários e lanchonete.

 

Para quem já sabe velejar, a BL3 oferece os serviços de locação de veleiro dingue, laser, Windsurf básico e avançado, além de stand-ups, caiaques, cadeiras de praia e guarda-sol. Também tem cursos de especialização avançados, treinamento para participação de regatas e charters de veleiros.

 

Durante a temporada, a escola promove ainda as concorridas Clínicas de Verão, onde crianças com mais de sete anos que querem aprender ou aprimorar seu velejo, podem se inscrever para aulas de veleiro (Optimist, Dingue e Open Bic) e windsurf.

Mais informações: (12) 3896-1271 | armacao@bl3.com.br

www.bl3.com.br


 

Pedalada até a Praia do Jabaquara

 

Com várias trilhas e muitas subidas e descidas, Ilhabela é o cenário ideal para os adeptos de Mountain Biking, modalidade do ciclismo onde o objetivo é percorrer trilhas ou estradas de terra transpondo irregularidades e obstáculos.

 

Tais características transformaram a Ilha em palco de competições importantes, como o XTerra Brasil, que todos anos reúne centenas de atletas em uma das etapas do evento, que tem provas de corrida, mountain bike, natação e triathlon, e também serviram de inspiração para um dos maiores atletas de elite da modalidade, o mountain biker Edivando de Souza Cruz, caiçara de Ilhabela que há 19 anos compete no esporte, é integrante da Seleção Olímpica Brasileira e coleciona títulos Brasileiros e vitórias internacionais.

 

Quem trouxe a bike na bagagem e quer aproveitar as férias e o verão para descobrir as trilhas de Ilhabela pode começar com uma pedalada até a Praia do Jabaquara, que além de proporcionar trechos íngremes e declives em oito quilômetros de estrada de terra, ainda termina em uma das praias mais bonitas e preservadas da região.

 

Partindo da Vila, são oito quilômetros de asfalto até chegar ao trecho de terra, o que já serve de aquecimento para o sobe e desce que vem adiante. Nos dias quentes de verão, a vantagem é que parte do trajeto é feito sob a sombra das árvores. Antes de iniciar a descida para a praia, vale a pena uma parada para apreciar a bela vista do mar, das areias e pedras que cercam um dos cartões postais do arquipélago.

 

No final da descida, a travessia de um rio refresca o calor e recarrega as energias. Na praia, há estrutura turística, com bar e restaurante, estacionamento, mesas, cadeiras e ducha.