“São Francisco Xavier tem uma vilazinha que me lembra a Ilhabela que conheci ao desembarcar da balsa pela primeira vez, em 1967, quando o Censo apontava a existência de 1.600 habitantes no local”, conta Cláudio Daniel Rodrigues, arquiteto que vive há mais de trinta anos em Ilhabela e hoje se divide entre sua casa na ilha e uma pousada que montou com sua mulher, a também arquiteta Mônica Gallon, em São Francisco Xavier.

De fato, freqüentadores que conhecem a ilha há muito tempo têm a sensação de que “o tempo parou” quando chegam ao vilarejo, que segundo o último Censo do IBGE tem apenas 2.867 habitantes, dos quais 1.831 vivem na zona rural. Assim como Ilhabela, São Francisco Xavier, que é um distrito de São José dos Campos, também está dentro de uma APA – Área de Proteção Ambiental, foi declarada Parque Estadual e mantém ainda hoje as características de um pequeno povoado do interior.

Atraída por essas mesmas características, a empresária Márcia Vero também passou a dividir seu tempo entre o mar e a montanha e deixou, desde setembro do ano passado, suas atividades de organizadora de eventos, para dedicar-se exclusivamente a um grandioso projeto que está desenvolvendo com seu marido, o também empresário Tamas Vero, em uma área de 1 milhão e duzentos mil metros quadrados que eles compraram em São Francisco Xavier. “Embora tenha passado muito tempo em São Francisco por conta de nosso projeto, minha casa está na ilha, que é o lugar que escolhi pra viver e onde morei por quase vinte anos”, afirma Márcia.

 

Cabanas para curtir o silêncio

Em quase quarenta anos dedicados à arquitetura, Cláudio Daniel acumulou cerca de 120 projetos somente em Ilhabela. Simultaneamente, sempre teve outras atividades, como uma loja de arte popular brasileira chamada Treco, que montou em 1975 no bairro da Barra Velha. Em 1980 abriu a Azul Marinho, primeira agência de turismo interno da ilha, que levava os turistas para passeios de jipe e de barco e tinha uma programação especial para crianças. Também teve uma pousada chamada Karakol, no antigo Campo de Aviação, na época em que só existiam os hotéis São Paulo, Mercedes, Ilhabela e Nhá Chica.

“A vontade de passar parte do meu tempo nas montanhas surgiu em 1997, depois de uma viagem para o Nepal, quando cheguei a conclusão de que queria um lugar onde eu pudesse ouvir o silêncio”, conta Cláudio, que depois de visitar algumas cidades na região se encantou com São Francisco, onde comprou um sítio. Pouco tempo depois que começou a freqüentar o local, Cláudio foi convidado por um amigo para desenvolver o projeto de uma pousada, chamada A Rosa e o Rei. O sucesso da pousada superou as expectativas e Cláudio percebeu que a região tinha uma demanda de turistas que buscavam a tranqüilidade do campo, mas não abriam mão do conforto.

Para atender a esse público, Cláudio criou, dentro de seu sítio, um espaço muito especial. São apenas três cabanas, construídas especialmente para casais que querem se curtir, namorar e viver alguns dias aconchegados, esquecendo da vida. “Nossa proposta é cuidar muito bem de nossos seis hóspedes”, afirma Mônica Galon, que junto com Cláudio recebe os hóspedes pessoalmente.

Privilegiando o conforto, com simplicidade e muito bom gosto as Cabanas do Chapéu de Palha inspiram romance. A maravilhosa vista das montanhas, o ar fresco e um profundo silêncio convidam a momentos de relaxamento, que podem ser curtidos em uma das redes na varanda ou durante um banho de ofurô.

Uma atração à parte, o café-da-manhã tem pães artesanais, geléias, frutas da estação, sucos, coalhada, queijos da região, ovos caipiras e outras delícias, e pode ser servido a qualquer hora do dia.

Mesmo com as atividades na pousada, Cláudio mantém sua casa e escritório em Ilhabela, onde passa parte da semana. “Como São Francisco Xavier está a apenas 160km da ilha, vou e volto toda semana”. A proximidade e as afinidades entre as duas cidades levaram Cláudio a abrir uma agência de turismo que pretende promover um intercâmbio entre os empresários de Ilhabela e São Francisco Xavier. “Os empresários e comerciantes de cidades turísticas trabalham sempre aos finais de semana, por isso quero promover o turismo durante a semana, quando eles podem tirar uns dias e relaxar sem precisar fazer uma longa viagem”.

 

Reconectar o homem à natureza

Esta é a missão do Portal do Equilibrium, espaço criado em São Francisco Xavier pela empresária Márcia Vero.

Moradora de Ilhabela há 19 anos, Márcia foi professora, comerciante e durante os últimos oito anos se dedicou à organização e realização de eventos e festas de casamento memoráveis, trazendo para Ilhabela um novo nicho de mercado, que incluiu a cidade no rol dos lugares escolhidos por noivos brasileiros e estrangeiros para a realização de festas de casamento especiais.

Muito ligada à natureza e dedicada ao estudo do auto-desenvolvimento humano, Márcia sempre quis um lugar onde pudesse compartilhar com as pessoas o prazer de desfrutar a natureza e os conhecimentos que adquiriu durante anos de estudo sobre comportamento, desenvolvimento e bem-estar.

“Minha primeira idéia foi montar um SPA, e inicialmente o projeto era fazê-lo na ilha. No entanto, depois de muito pesquisar, conclui que precisava ser em um lugar de clima mais frio, onde as pessoas se sentissem mais bem dispostas para a prática de exercícios”, afirma Márcia. “Visitei diversos lugares, e quando cheguei a São Francisco Xavier disse: é aqui!”.

Instalado em uma área de 120 hectares, o Portal do Equilibrium é um espaço múltiplo que vai abrigar os vários braços do projeto de Márcia e Tamas Vero. A primeira fase, que será inaugurada em novembro, conta com pousada, restaurante, parque de aventura com rapel, escalada e uma das maiores tirolesas do Brasil, com 400 metros de extensão e quase um minuto de queda livre, rampa de vôo com instrutor, equipamento e toda a infra-estrutura necessária, trilhas, horta orgânica, pomar, fazendinha, um armazém para venda de produtos orgânicos e artesanato local, estrutura e serviços especiais para crianças. “É um espaço para receber a família, com opções para todas as idades e estrutura para cuidar das crianças enquanto os pais se divertem ou descansam”, afirma Márcia.

Com um amplo cardápio e sistema sef service ou à la carte o restaurante dará ênfase às comidas saudáveis “Não se trata de cozinha vegetariana, mas sim de uma comida rica em produtos naturais e orgânicos, que equilibram o organismo e proporcionam bem-estar”, lembra Márcia.

Em uma segunda fase será inaugurado o SPA, e o espaço deve abrigar ainda projetos sociais e de conscientização ecológica que serão desenvolvidos em parceria com a comunidade.

 

Vale a pena conhecer

Ponto de encontro de São Francisco Xavier, o Photozofia Arte & Cozinha é um misto de café, livraria, bar e restaurante com música ao vivo. Conhecido pela qualidade de seus shows, o lugar conta sempre com um artista convidado e realiza festivais como o Encontro de Cordas da Mantiqueira, que está em sua 3ª edição.

 

 

Serviço

 

Chapéu de Palha

Tel. (12) 3926-1767 / 3896-6284

contato@chapeudepalha.com.br

www.chapeudepalha.com.br

 

Portal do Equilibrium

Tel. (12) 3926-1398

portal@portaldoequilibrium.com.br

www.portaldoequilibrium.com.br

 

Photozofia Arte & Cozinha

Tel. (12) 3826-1406

phzofia@terra.com.br

www.photozofia.com.br

 

Para saber mais sobre São Francisco Xavier

www.saofranciscoxavier.org.br