O São Paulo Boat Show 2007, maior salão náutico indoor da América Latina, superou todas as expectativas em sua décima edição: o volume de negócios fechados atingiu a casa dos R$ 158 milhões e, durante os seis dias de feira, 46.700 pessoas visitaram o local e conferiram os 256 barcos expostos e outras novidades apresentadas pelos 150 expositores presentes no evento.


Desta vez, a menina dos olhos do evento não foram as embarcações luxuosas e sim os barcos com os preços mais acessíveis, entre R$ 25 mil e R$ 50 mil. Estas embarcações, de 16 a 30 pés, se tornaram as principais atrações dos visitantes interessados em ingressar no mundo náutico ou mesmo ter um barco maior. “Este crescimento confirma uma nova tendência no mercado: é possível ter um barco sem que se tenha que pagar caro pela qualidade e conforto”, ressalta o organizador do São Paulo Boat Show, Ernani Paciornik. O financiamento de até 60 vezes, oferecido no mercado, facilitou a realização de alguns sonhos de consumidores de classe média, embora muitos tenham optado pelo pagamento à vista.


Muitos compradores, aliás, vêem o produto como uma opção de lazer com a família ou amigos e deixam de comprar um segundo carro ou até mesmo uma casa de praia para apostar na nova opção de divertimento. Um deles foi o ator Rodrigo Faro, que passou por vários estandes para decidir qual será o seu primeiro barco. “Pensei em comprar um desses para aproveitar melhor os finais de semana na praia com minha mulher e minha filha. Vou começar a fazer parte dessa brincadeira que é o mundo náutico”, disse.


Entre os estaleiros que mais se destacaram nesta décima edição do São Paulo Boat Show, com vendas recordes de lanchas de 16 a 26 pés, estão a Fibrafort, Ventura, Phoenix Boats e Coral, entre outros. Mais de 200 embarcações de pequeno e médio porte foram vendidas.


Fruto da curiosidade de grandes empresários e da grande maioria dos visitantes, as lanchas maiores causaram frisson por apresentar luxo, conforto e sofisticação. O estaleiro catarinense Schaefer Yachts lançou no salão a elegante Phantom 500 HT de 50 pés e 16 m de comprimento que, tem como principal atrativo, o teto solar conversível. Já o estaleiro paulista Intermarine lançou a novíssima Intermarine 68S com 68 pés, 21 m de comprimento e uma série de itens e tecnologias de deixar o visitante boquiaberto como a suíte com banho regulado por controle remoto. E o estaleiro Spirit Ferreti, de Alphaville, trouxe para o salão, pela primeira vez, a Spirit 460 Platinum, um luxo de lancha com 46 pés e 15 m de comprimento que chamou atenção pelo sofá giratório na popa e divã no flybridge.


Outra grande atração do São Paulo Boat Show 2007 foi o “Dia da Vela”, que reuniu mais de 1000 pessoas durante as 13 palestras apresentadas no salão náutico. O público pôde presenciar histórias e dicas de grandes velejadores como João Lara Mesquita, André Homem de Mello, Ricardo Paragon, Rodrigo do Vale e Márcia Branquini, entre outros.


E muitos dos que visitaram o salão náutico aproveitaram para tirar a carteira de Arrais Amador, habilitação para pilotar barcos. O curso preparatório gratuito, ministrado pela Porthos Náutica, sob o comando do capitão Carlos Polacco, recebeu duas turmas de 125 pessoas durante os seis dias de feira. Eles passaram por uma prova eletrônica no estande da Marinha e, uma vez aprovados, recebiam a carteira na hora após o pagamento de uma taxa de R$ 50. Os alunos ainda ajudaram a arrecadar uma tonelada de feijão já que foi pedido a contribuição de um kilo de alimento perecível por pessoa inscrita no curso.