Depois de treinar forte no Campeonato Nordeste Brasileiro, os paulistas Robert Scheidt, Serginho Godoy, Andreas Perdicaris e Carlos Eduardo Fanucchi deram uma pausa para recuperar o fôlego e voltam a treinar para o Campeonato Mundial Sênior da Classe Laser, que acontece entre os dias 22 e 28 dede setembro, em Fortaleza, Ceará.

“O Brasil tem tudo para fazer bonito no mundial. O Nordeste Brasileiro foi um bom treino para todos nós, pois aconteceu no mesmo lugar em que vai rolar o mundial. É uma raia muito boa para a prática do esporte, com ventos fortes de até 30 nós” comenta Fanucchi, direto de Fortaleza.

Cerca de 60 velejadores vindos de países, como: Argentina, Chile, Croácia, Canadá e Itália (cerca de 40 paises participarão do evento) já estão treinando em águas brasileiras com o principal objetivo de se adaptar ao mar da capital cearense.

A equipe brasileira está sendo treinada por Walter Boddener, técnico experiente da FBVM – Federação Brasileira de Vela e Motor – e participou de uma clínica de regatas em Florianópolis, em agosto, para aprimorar seus conhecimentos. As vagas para o Mundial foram selecionadas através dos Campeonatos Brasileiro e Sudeste-Brasileiro, ambos realizados em Ilhabela com o apoio da Fevesp. Felizmente os quatro atletas paulistas já estavam com suas vagas garantidas, mas ainda estão lutando através da ABCL – Associação Brasileira da Classe Laser, por mais uma vaga. Se conquistada, a vaga será do velejador Mauricio Martins, do YCI – Yacht Club Itaupú, da represa do Guarapiranga.

Depois do Mundial Senior, composto por atletas Olímpicos (e válido para ranking mundial da ISAF); acontecem, entre os 2 a oito de outubro, os seguintes Campeonatos Mundiais da Classe Laser: Pré-Master (de 35 a 44 anos), Master (de 45 a 54 anos), Grand-Master (de 55 a 64 anos) e Great-Grand Máster (acima de 65 anos). Todos os eventos são divididos entre as classes Laser Standard e Laser Radial. Dois paulistas vão participar: o velejador Jayme de Paula Júnior, o Jayminho do CDMI, na categoria Master e o atleta Carlos Eduardo Wanderley, o Nem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA), que é um dos favoritos da categoria pré-master Radial.

Em dezembro vem o Mundial da Classe Laser Radial (Masculino e Feminino), pela primeira vez o evento é realizado após a inclusão do Radial Feminino nas Olimpíadas. Para finalizar temos o Mundial Radial Júnior, onde a presença dos paulistas será acentuada. Os Campeonatos de Radial, com exceção do Radial Feminino, têm participação aberta, sem restrições por idade ou ranking. E aí será a vez de torcermos pela paulista Adriana Kostiw.

Andreas Perdicaris é do Yacht Club de Santo Amaro e tem os seguintes apoios: FUPES / RUNNER / ISO / YCSA.

Adriana Kostiw, corre pelo Iate Clube de Santos (ICS) e tem o patrocínio da Fiat e Nivea.

Carlos Eduardo Fanucchi é do Clube de Campo São Paulo, tem os apoios do próprio clube e das academias RUNNER.

Robert Scheidt é do Yacht Club de Santo Amaro e tem os seguintes patrocínios: Brasil Telecom / Banco do Brasil / Medley.

Serginho Godoy, o Fera, é do Clube de Campo São Paulo e tem o apoio do próprio clube.

Todos os clubes são federados a FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo, e estão localizados na represa do Guarapiranga.