Com mais duas vitórias nas últimas duas regatas, Robert Scheidt garantiu o bi do Campeonato Nordeste Brasileiro da classe Laser, disputado em Fortaleza. A competição foi um treino de luxo para o bicampeão olímpico, que no dia 22 de setembro inicia a disputa pelo oitavo título mundial, na mesma raia da capital cearense. O primeiro título de Scheidt no Nordeste Brasileiro foi em 1999, em Salvador.
“Mais do que pelo resultado em si, foi muito proveitoso ter participado da competição”, afirmou Scheidt, de 32 anos, patrocinado por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley e Varig e porta-voz da Volvo Ocean Race no país. “Consegui velejar em alta velocidade neste último dia, aproveitando os ventos de até 28 nós”, completou o velejador, que acumula agora 101 títulos somente na classe Laser.

O vice-campeonato ficou com André Streppel, o Bizu, e em terceiro terminou Eduardo Couto. “O Bruno Fontes era o terceiro colocado, mas teve problemas neste sábado e ficou de fora do pódio”, explicou o líder do ranking da Federação Internacional de Vela (ISAF).

Scheidt disputou oito regatas no Nordeste Brasileiro. Venceu sete e terminou uma prova em 7º, resultado descartado conforme previsto no regulamento.

A poucos dias do início do principal campeonato do ano, Scheidt acredita que treinar demais não é a melhor receita. “O que tinha para ser feito já foi. Vou procurar descansar bastante nos próximos dias”, disse.

O Campeonato Mundial será disputado de 22 a 28 de setembro, também na raia do Marina Park Hotel. Os principais adversários do brasileiro devem ser o inglês Paul Goodison, vice-líder do ranking mundial, o austríaco Andreas Geritzer, prata em Atenas, o esloveno Vasilij Zbogar, bronze, e o australiano Tom Slingsby, sensação do ano com os títulos da Semana de Hyères, na França, e da Holland Regatta, antiga Semana de Spa.

A fase classificatória do Mundial será disputada de 22 a 25 de setembro, com duas regatas diárias e flotilhas separadas. Já a fase final, de 26 a 28, também terá duas regatas diárias, mas em flotilha única. Serão dois descartes, sendo um para cada fase do campeonato.