Quem tem uma embarcação de recreio, seja uma lancha ou um veleiro de pequeno, médio ou grande porte, sabe bem o quanto investiu para desfrutar de horas agraveis ao lado da família ou dos amigos, navegando a passeio, velejando ou participando de uma competição.
E para evitar surpresas e garantir que seu barco traga apenas diversão e lazer, a contratação de um seguro adequado é fundamental. Para saber mais sobre o assunto, consultamos o corretor Fábio Corigliano, especialista em Seguros Náuticos e titular da Blindage Seguros, que ao responder as questões abaixo esclarece dúvidas comuns e ensina como escolher a opção certa para cada caso:
Qual a importância de contratar um seguro náutico?
É a mesma de se fazer seguro para qualquer patrimônio e se proteger contra eventuais sinistros. No caso específico de uma embarcação, ao fazer o seguro você transfere seu risco para a seguradora mediante desembolso módico em relação ao valor do bem, e se protege contra danos que podem ser irreparáveis. Se comparado às outras modalidades, Seguro Náutico é muito barato!
Como funciona esta contratação?
A contratação é muito simples. O cliente aprova o custo do seguro, enviamos um perito naval para vistoriar a embarcação e damos entrada na proposta junto a seguradora.
Qualquer tipo de embarcação pode contratar um seguro?
A Blindage Seguros trabalha com embarcações de Esporte Recreio com até 20 anos de idade. Acima disso e para outras atividades, devemos analisar caso a caso. O foco das Principais Seguradoras são as embarcações de recreio, principalmente lanchas e veleiros.
Quais as principais coberturas oferecidas pelo seguro náutico?
Na chamada “Cobertura Básica” de contratação obrigatória estão cobertos os seguintes riscos: Perda Total, Colisão, Incêndio, Roubo, Furto Qualificado, Queda de Raio, Encalhe, Naufrágio, Assistência e Salvamento, Operação de Colocação e Retirada da Água e Participação em Competição de Pesca.
E quais podem ser cobertos por contratações adicionais?
Participação em Regata, Transporte Terrestre, Responsabilidade Civil (Terceiros), Roubo e furto de equipamentos, Ampliação de navegação para águas internacionais, Remoção de destroços da embarcação, Remoção de destroços da embarcação de terceiros.
Como escolher o seguro adequado para cada tipo de embarcação?
É fundamental consultar um especialista no assunto. O Seguro Náutico é bem completo e praticamente todos os riscos e situações estão amparados pela apólice, desde que o contrato seja feito de forma correta. Por isso, mesmo que o cliente tenha um corretor antigo que faça seus outros seguros, para este caso específico a dica é procurar um profissional especializado.
Há diferença entre os seguros para veleiros e barcos a motor?
Quanto as coberturas não muda praticamente nada. Já em relação a valor, o seguro para veleiro é mais barato que o seguro de barcos a motor.
No caso de veleiros, a cobertura de participação em regatas deve ser contratada opcionalmente. Há muitos veleiros participando de regatas sem essa cobertura, e se houver sinistro durante uma competição, mesmo que o barco esteja segurado na modalidade básica, a seguradora não fará a indenização.
A faixa de preço do seguro de uma embarcação pode ser comparada, proporcionalmente, a de um veículo?
Não. E é isso que o mercado precisa saber. Seguro náutico não tem nada haver com seguro de automóvel, são riscos completamente diferentes! Seguro náutico é muito barato no Brasil, e de maneira geral posso afirmar que varia de 0,5% a 2,5% do valor da embarcação, dependendo da idade, tipo, local de guarda, etc.
*Fabio Corigliano trabalha com Seguro Náutico há mais de 12 anos, participando ativamente de todos os eventos e feiras do segmento, em busca das melhores soluções para seus clientes. Sua empresa, a Blindage Seguros, oferece produtos personalizados e serviços customizados, contratados mediante uma análise minuciosa das necessidades de cada cliente. Mantém escritório em São Paulo e atende embarcações ancoradas em Ilhabela e em todo o Brasil.
Mais informações: (11) 5041-4131 | www.blindageseguros.com.br