No final de julho, o Instituto Ilhabela Sustentável realizou a ação SOS Mangue, iniciativa que integra as atividades do projeto “Cuidando bem do nosso lixo” e que contou com participação de cerca de 100 voluntários e com a parceria do grupo Escoteiros do Mar – Maembipe, do CEBIO – Centro para Conservação da Biodiversidade Ilhabela, da Caiçara Turismo,  e dos atletas do Ilhabela Rugby Club, da canoagem e do stand-up paddle. A limpeza começou na praia ao lado da entrada da cidade e se entendeu até a foz do rio Barra Velha (também conhecido como córrego da Água Branca).

Em uma manhã de trabalho, foram retirados 30 sacos de 200 litros de resíduos, desde garrafas pet, plásticos e pneus, até um capacete de moto. Chamou atenção também o volume de esgoto despejado no mangue, rio e mar, inclusive por pequenos comércios do local, mostrando falta de conscientização dos responsáveis pela destinação irregular de seus resíduos e ausência de fiscalização por parte do poder público.

Outra ação do Instituto Ilhabela Sustentável para a preservação do mangue e seu entorno é o incentivo à criação do Parque Municipal do Córrego da Água Branca, seguindo as diretrizes do Plano Diretor de Ilhabela, que determina sua criação, estendendo-se da foz até o Poço da Jaqueira, prevendo recuperação da área de mangue, mata ciliar e instalação de equipamentos urbanos culturais e de lazer, em áreas livres contínuas até o Poço da Jaqueira.

Para participar, assine o abaixo assinado na Internet:

www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/9764 

 

Por que é importante preservar os manguezais?

Manguezais são ecossistemas ricos em matéria orgânica, refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de grande parte das espécies de fauna e de flora da região. Também são muito importantes, pois contribuem para a sobrevivência de aves, répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção. Por sua importância, possuem legislação própria e, no entanto, devido a diversos tipos de impactos sofridos, têm sua integridade e capacidade produtiva diminuída e o grande volume de lixo e esgoto lançados de maneira irregular é um dos principais problemas enfrentados por estes ecossistemas.

 

Cuidando bem do nosso lixo

Para sensibilizar a população sobre a importância da correta destinação do lixo, o projeto “Cuidando bem do nosso lixo” prevê uma série de ações para promover uma educação ambiental e cidadã consistente, com o objetivo de contribuir para a redução do volume gerado, reduzir os gastos com transbordo, além de adequar e melhorar o atual tratamento e disposição dos resíduos.

 

Entre estas ações está a distribuição, por agentes capacitados, de cartilhas destinadas ao público adulto, que abordam o tema de maneira clara e objetiva e explicam como cada cidadão pode fazer a sua parte, além da produção e distribuição de uma cartilha voltada exclusivamente ao público infantil, disponibilizada na rede de ensino, que mostra de maneira lúdica os impactos que o lixo gera à natureza e, consequentemente, à nossa qualidade de vida.