O território do Estado de São Paulo, na época de sua colonização possuía, aproximadamente, 82% da sua superfície coberta por vegetação florestal nativa. Atualmente, essa porcentagem foi reduzida para cerca de 5% e a maior parte dessa floresta remanescente está situada ao longo da Serra do Mar.
Objetivando preservar este ecossistema para garantia do equilíbrio ambiental, o CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico aprovou o tombamento da Serra do Mar, em seu trecho situado no Estado de São Paulo, com decisão homologada pelo Secretário de Estado da Cultura, através da Resolução SC nº 40 de 6 de junho de 1985.
No momento em que se completam 20 anos de vigência do tombamento e favorecidos pela tecnologia da internet, o Instituto Ambiental Ponto Azul, em parceria com a Associação Mico-Leão-Dourado, publicam os mapas que delimitam a área tombada e a legislação estadual referente ao tema, visando a plena divulgação destes documentos e ampliação das possibilidades de defesa deste bioma.
Em comemoração à data, as entidades convidam a comunidade à acessar o endereço eletrônico www.tombamentodaserradomar.org.br, onde é possível obter notícias e informações mais detalhadas.