“O tempo voa”. Com um friozinho na barriga e muita ansiedade vemos cada vez mais próxima a data de zarparmos. Ainda temos algumas coisas para fazer e o tempo, que antes achava ter de sobra, parece cada vez mais curto. Mas, dos preparativos, o principal já foi feito.

Fizemos uma revisão total, removendo o barco da água, onde todos trabalhamos: troca de estaiamento (cabos de aço que seguram o mastro), pintura de fundo para evitar cracas, revisão do leme e da rabeta do motor principal. Estamos comprando as coisas que faltam e já adquiri nossa principal ferramenta de bordo: um notebook e seus cabos de conexão com GPS. Ele será nossa central de diversões (DVD e jogos), trabalho (manutenção do site, diários de bordo, armazenamento de fotos/filmes da viagem e envio de informações para jornais e revistas), navegação eletrônica (onde teremos o GPS conectado) e estudo (recebimento e envio de materiais e provas do colégio das crianças).

O interessante dessa revisão e compras, é que tudo foi efetuado aqui em Ilhabela. Temos na Ilha um ótimo centro de serviços náuticos e profissionais de primeira linha. Aliado à isso, temos boas lojas para compra de praticamente tudo com bons preços (sabendo procurar). Até a compra do computador me surpreendeu, pois arrumei um preço aqui na Ilha que batia todos os que eu havia conseguido em São Paulo e na internet. Isso é uma ótima notícia para nós, que moramos na Ilha e que procuramos evitar ir para o “continente” (a não ser por bons motivos). Infelizmente não temos um local para tirar veleiros grandes da água, pois grande parte da ótima mão-de-obra da Ilha acaba tendo que ir trabalhar em Santos, Ubatuba ou Parati nos veleiros maiores (ainda bem que o Fandango é pequeno).

Pessoas da Ilha que nos conhecem procuram nos ajudar. O amigo Daniel Borgstrom fez uma revisão das velas para nós. Cleber, da Speedmax, vai hospedar nosso site gratuitamente. Clauberto nos presenteou com uma cobertura para a retranca, que cobrirá o cockpit do barco e nos protegerá do sol tórrido de nosso verão nas paradas. Aliás, um verão que para nós durará muito tempo. Só voltaremos a conhecer o inverno de verdade em junho de 2007. O ano de 2006 será um eterno verão por estarmos subindo a costa brasileira em direção à linha do Equador.

Ainda fomos presenteados por meu irmão e família com um toca-cd MP3 para ouvirmos música a bordo e vários CD´s . Um formato comprimido, como o MP3, é importante para levarmos poucos cd’s no barco, onde o espaço é limitado. Se há algo agradável durante uma navegação, é ter boa música para os momentos de relaxamento. Nunca esquecerei certa vez quando escutei “Luar do Sertão” cantado por Milton Nascimento, dentro do Saco do Céu em Ilha Grande, com a visão da lua enorme, muito cheia e brilhante nascendo por cima dos morros (não é só no sertão que o luar é maravilhoso !!!) ou “Forever Young” velejando rápida e maravilhosamente com o “Solitude”, que alugávamos aqui na Ilha quando começamos a pensar em comprar um barco maior.

Além desses preparativos, tenho andado ocupado em deixar em ordem meus negócios e em criar estrutura para que nada dependa de mim durante nossa ausência. Para isso, o computador, pessoas de confiança, bons amigos e um bom banco são fundamentais.

Também temos nos preparado para a parte sentimental. Carolina é a mais sensível (ou a que mostra mais os sentimentos). Outro dia a peguei chorando e então ela me disse que temia que os amigos do colégio esquecessem dela. Eu a consolei e logo fui conversar com a coordenação do Colégio São João, onde estudam, que sempre se mostrou muito presente para nos ajudar, principalmente quando perdemos a Mônica. Eles se comprometeram a usar o laboratório de informática nas aulas para que os alunos escrevam para nós durante a viagem e também a incentivarem o acesso ao nosso site para criar curiosidade e comunicação espontânea.

Quanto à parte sentimental, teremos ainda a dura separação de nossa cadelinha, a Florzinha, que será dada ao prof. Carlinhos e família. Não temos coragem de pedir para alguém apenas tomar conta de um bichinho de estimação como ela, pois sabemos o quão grande seria o sofrimento da separação dessa pessoa quando voltássemos. Preferimos ter esse sofrimento nós agora e, quando voltarmos, pegaremos um filhote dela para substituí-la. Ela, com certeza, estará em boas mãos.

Cultivamos bons amigos na Ilha e em São Paulo, com os quais nos encontramos regularmente. Apesar da promessa de visitas ao longo da viagem, sabemos que não será possível o encontro com todos ao longo dela. As visitas de pré-viagem dos amigos e parentes começam a acontecer e a cada despedida fica um gostinho amargo de partida. Começo a entender porque Amyr Klink parte de repente e sem aviso preciso da data de saída. Espero que no dia 10 de dezembro nosso coração agüente firme.

Uma ótima novidade é que ganhamos o apoio da Marinha do Brasil. Ela doará as cartas náuticas em papel para a viagem e vai abrir a “porta de sua casa” para que possamos visitar a Escola Naval no Rio de Janeiro, diversos barcos da Marinha (o Jonas já está pulando de alegria e muito ansioso para ver o submarino) e as instalações da Marinha do Brasil na Marambaia. Também nos fornecerá apoio à emergências no mar, através do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) do Comando de Operações Navais, que aumentará nossa segurança. Navegantes, acessem www.salvamarbrasil.mar.mil.br e conheçam esse belo serviço da Marinha do Brasil, pois é para todos.

Nosso muito obrigado ao Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Ricardo Médici (Diretor do Serviço de Relações Públicas da Marinha do Brasil) e a todos os oficiais com os quais mantivemos contato até o momento, todos sempre muito receptivos ao projeto e verdadeiros amantes do mar (alguns até com o sonho de fazer o mesmo que nós).

Falta pouco, mas desse pouco uma coisa sei que será muito difícil: despedir dos amigos, soltar as amarras do barco, aproar para o canal de São Sebastião e deixar na praia as pessoas queridas acenando (até aquelas que veremos em breve nas paradas). Mesmo com a convicção de que partimos para fazer algo maravilhoso e muito importante para nós, esse momento de despedida e incertezas vem emocionando até a mais experiente tripulação do mais viajado veleiro de qualquer parte do mundo em todos os tempos.

Levaremos as pessoas amadas no coração apertado de saudades.