Ilhabela tem opções para todos os gostos, com mais de trintas praias diferentes, cachoeiras, trilhas, pousadas charmosas e bons restaurantes. Se você ainda não decidiu como vai dividir o seu tempo livre por aqui, preparamos um pequeno roteiro com três praias totalmente diferentes, ideais para quem quer agitar, curtir a natureza ou se aventurar no mundo dos esportes náuticos.

 

 

Agito

 

É o que rola durante toda a temporada de verão na Praia do Curral. Ela é, sem dúvida, a mais badalada de toda a ilha e conta com dezenas de bares e restaurantes que oferecem, além de bebidas e petiscos, cadeiras de praia, espreguiçadeiras, duchas e guarda sol. A vantagem é que, além de estar cercado de gente bonita, você pode relaxar enquanto curte sua cerveja gelada. Por outro lado, é quase impossível freqüentar a praia sem consumir em um dos estabelecimentos locais.

 

Com 400 metros de extensão, o Curral tem águas claras e tranqüilas e é excelente para banhos de mar e de sol. No canto direito da praia, está instalado o DPNY Beach, o mais luxuoso hotel de Ilhabela, que conta com um clube de praia, bar, restaurante, piscina e serviços exclusivos para quem se hospeda em suas sofisticadas suítes.

 

Com todo esse agito, durante o período de pico da temporada, que acontece nos dias próximos ao réveillon, fica difícil circular na única avenida que dá acesso à praia e as vezes é preciso esperar para conseguir estacionar o carro nas vagas disponíveis, a maioria delas, dentro dos terrenos que pertencem aos bares e restaurante. Se você faz parte do grupo dos estressados e não tem muita paciência para encarar o trânsito ou esperar por uma vaga, tente ir para a praia mais cedo, ou deixe o passeio para o final da tarde, quando é possível curtir um belo espetáculo do pôr-do-sol nas areias douradas da praia.

 

 

Contato com a natureza

 

Com cerca de 500 metros de extensão, a praia do Jabaquara é a última ao norte da ilha onde é possível chegar de carro. É uma das praias mais bonitas do arquipélago, e o visual impressiona antes mesmo de chegar, já que é possível parar o carro em um trecho da estrada e avistar, do alto, a praia inteira. Com águas agitadas e cristalinas e cercada pela Mata Atlântica, é o lugar ideal para quem quer relaxar e curtir a natureza.

 

Cortada por dois riachos, um em cada extremidade, a praia tem árvores que garantem sombra e oferece condições para a prática de mergulho livre. A distância e a relativa dificuldade de acesso (são 16 quilômetros partindo da Vila, oito deles em estrada de terra), colaboram para que o Jabaquara permaneça como uma das áreas mais preservadas da região. Outro fator que, segundo os habitantes locais, colabora para a preservação, é a presença constante e abundante dos borrachudos. Nem pense em descer na praia sem um bom repelente, pois para a maioria das pessoas é impossível permanecer por lá, mesmo que por poucos minutos, sem proteção adequada.

 

Quem não quiser enfrentar o trajeto de carro, pode optar por um passeio de escuna ou de lancha, com paradas extras nas praias da Fome e do Poço, oferecido pela maioria das agências de passeio locais.

 

 

Estrutura para Esportes Náuticos

 

Ponto de encontro de velejadores e amantes de esportes náuticos como kite e windsurf, a Praia da Armação abriga uma base da Escola de Vela BL3, empresa sediada em Ilhabela há 14 anos, que oferece cursos, aluguel de equipamentos e toda a infra-estrutura necessária para a prática de esportes na água.

 

Com boas condições de vento, a praia costuma receber velejadores ilustres, como Robert Scheidt, Alexandre Paradeda, Bernardo Arndt, Paulo dos Reis, Beto Pandiani, Isabel Ficker e Laura Zanni, entre outros campeões que velejam por ali ou utilizam a estrutura para ir até a Ponta das Canas, um dos melhores points de velejo da ilha.

 

E para quem quer só assistir e curtir o visual, a armação oferece excelentes condições para banho, tem uma larga faixa areia com árvores que fornecem sombra, e conta com barracas que vendem bebidas e petiscos. Não é possível avistar a praia da avenida, mas há placas que sinalizam a entrada da pequena trilha de acesso.