Lançado no dia 21 de novembro, no Shopping Center Norte, pela editora Gente o livro ‘Seis Lições de Solidariedade’, histórias da vida e obra social de Lu Alckmin, assinado por Gabriel Chalita, secretario de Educação de São Paulo, traz um ágil registro de experiências pessoais e sociais vividas por Lu Alckmin que mostram a capacidade de transformar a vida das pessoas a partir da solidariedade. A publicação não é uma biografia, mas tem como objetivo a reflexão sobre a ética, como noção de dever moral e base para a construção de uma sociedade justa e fraterna. E o faz justamente num momento em que o Brasil passa por uma crise nesse sentido. O livro também mostra que é no exercício da solidariedade que o homem aprende a ser íntegro e a ser cidadão.

A obra revela uma mulher empreendedora, sensível e, acima de tudo, solidária. As passagens da vida de Lu Alckmin fazem vários convites ao leitor, como a descoberta de que a vida é um exercício de constante superação, que é preciso estar sempre aprendendo, inclusive com as dificuldades e perdas. Que o melhor remédio é saber partilhar todos momentos, tanto os alegres como os tristes. E partilhar significa viver a bondade, ter humildade para aprender e disposição para ensinar.  Seis Lições de Solidariedade com Lu Alckmin, foi escrito após vários dias de conversa em que ela contou sua história para Chalita. O autor também tomou por base anotações e relatos registrados pela primeira dama do Estado em suas agendas.

 

Mais detalhes sobre a obra

O livro se organiza em torno de vários diálogos de Lu Alckmin, ocorridos numa única noite. No final do dia de seu aniversário, em sua casa, ela conversa com os filhos, com o marido e com a própria consciência. No decorrer desses diálogos, ao longo dos seis capítulos, a personagem central vai recordando passagens de sua vida e o leitor é admitido na intimidade da mulher que, à frente do Fundo Social de Solidariedade, vem obtendo resultados surpreendentes nas campanhas e programas nos quais está empenhada.

Ela fala de sua união com lideranças comunitárias femininas e de como elas ajudaram a fazer das iniciativas do Fundo Social de Solidariedade mais do que simples cifras estatísticas. Essas ações conjuntas vão além dos agasalhos e alimentos. Elas levam às pessoas necessitadas dignidade e esperança, especialmente em projetos sociais como o das “Padarias Artesanais”, implantadas em todo o Estado de São Paulo e levado a outros países.

O leitor também irá conhecer um pouco da infância de Lu Alckmin, ao lado dos pais Renata e Adhemar e de mais dez irmãos e um adotivo. A dor da perda do pai, e mais tarde, da mãe. A fase do namoro e o casamento com Geraldo Alckmin e a vida com os filhos Sophia, Geraldo e Thomaz. Vai saber um pouco da história da juventude do governador. Também vai descobrir a força de Lu Alckmin e sua atuação nos trabalhos sociais ao lado de lideranças comunitárias femininas que ela faz questão de apoiar. São mulheres que, como ela, levam seus trabalhos para as periferias, fazendo a diferença na vida das pessoas. “Foi ao lado dessas personagens que conheci o significado do sucesso e da vitória”, explica Lu Alckmin num dos capítulos do livro.