Foram apresentadas 160 obras, julgadas pelo corpo de jurados formado por Leice Novaes, de Lorena (SP), catalogada no Almanaque de Mercados e Leilões de Arte Júlio Louzada, filiada à Associação Paulista de Belas Artes, com obras nos Estados Unidos e Europa; Maria Nilze Foltran Pazim, de Cruzeiro (SP), Medalha de Ouro no XIII Salão de Artes Plásticas de Guaratinguetá, Membro do Núcleo de Arte Contemporânea da FATEA, de Lorena (SP) e, Daniela de Cássia Santos, de Monteiro Lobato, Presidente da Associação dos Artistas de Monteiro Lobato. Os jurados passaram o dia todo de sábado, 27, avaliando todas as obras inscritas. Todos os participantes receberam Certificado assinado pela Secretaria Municipal da Cultura.

A Orquestra Popular de Ilhabela e o Coral Municipal Professora Celina Pellizzari, abrilhantaram à noite, com shows musicais.

 

Obras premiadas

 

Categoria Pintura: Medalha de Ouro para “Barco de Pesca”, de Costa Simões (Ubatuba); Medalha de Prata para “Congada”, de Marisilda Gasbarro (Ilhabela); Medalha de Bronze para “s/título”, de Paschoal (Ilhabela).

Categoria Desenho: Medalha de Ouro para “Casa de Campo”, de Rose (São Sebastião); Medalha de Prata para “Joana in Blue”, de Kellen (Caraguatatuba); Medalha de Bronze para “Fazendinha”, de J. S. Filho (São Sebasstião).

Categoria Escultura: Medalha de Ouro para “Invasão”, de Marcos de Capitani (Ilhabela); Medalha de Prata para “Grávida”, de Telê Valdetaro (Ilhabela); Medalha de Bronze para “Os Caiçaras”, de Vinicius Fragata (Ilhabela).

Categoria Gravura: o juri deliberou não conceder premiação, concedendo Menção Honrosa para “Baleia”, de Natalia Bamberg (Ubatuba).

Categoria Instalação: Medalha de Ouro para “Lembrança Caiçara, de Vitinho (Ilhabela); Medalha de Prata para “Namoradeira”, Laís Grutmann (Ilhabela); Medalha de Bronze para “Brasil Cheiroso, Colorido e Criativo”, de Ana Canale (Ilhabela).

Categoria Fotografia: Medalha de Ouro para s/título, de Rafael Capanema (Ubatuba); Medalha de Prata para “Parati”, de Chichofot Argentina); Medalha de Bronze, para “Crepúsculo”, de Marcio Dufranc (Ilhabela).

O Troféu Waldemar Belisário 2005 foi para “Lembrança Caiçara”, de Vitinho, de Ilhabela.

O prefeito Manoel Marcos, em sua fala, disse do orgulho de ser prefeito de Ilhabela e agradeceu a população pela oportunidade de estar administrando a cidade nesta data tão importante para o município, a comemoração de 200 anos de Emancipação Político-Administrativa.

O evento contou com o comando do prefeito Municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, da Secretária Municipal da Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias, do vice-prefeito, Antonio Carlos Cajado Simões e do presidente da Câmara Municipal Luis Lobo.

Para prestigiar a noite festiva, além dos artistas participantes, compareceram os vereadores municipais: Marcio Garcia, Carlos Alberto de Oliveira Pinto, José Jorge Pereira, Nanci Peres de Araújo Zanato, Jadiel Vieira e Joadir Capucho; funcionários públicos municipais; representantes de classe e pessoas da sociedade.
O evento faz parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa, em 3 de setembro, 200 anos. A exposição das obras é aberta ao público e permanecerá no Ilha Flat Hotel até o dia 09 de setembro.