Integrando a programação que comemora o 203º aniversário de Emancipação Político–Administrativa de Ilhabela, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela realizou, no dia 31 de agosto, a cerimônia de premiação e abertura do XXXI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário.

O evento de abertura contou com a presença de autoridades locais e a participação da comunidade, que além de conferir as obras vencedoras, pode assistir à apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela.

O corpo de jurados, formado por Leice Novaes e Teresa Mitchell, de Lorena, SP, e Maria Nilze Foltran Pazim, esteve em Ilhabela no dia 23 de agosto, quando avaliou todas as 90 obras inscritas e deliberou pela seguinte premiação:

Categoria Pintura Acadêmica: medalha de Ouro para Sossego das Águas, de Lourdes Furtado, de Ilhabela; medalha de Prata para Capela na Ilhabela, de Virginia Costa, de São Jose dos Campos; medalha de Bronze para Rio da Muricana, de M. Amato, de Ubatuba.

Categoria Pintura Contemporânea: medalha de Ouro para Arrumando a Casa, de Sdond, de Ilhabela; medalha de Prata para Minha Terra tem Palmeiras…, de Marisilda Gasbarro, de Ilhabela; medalha de Bronze para Consciente Primitivo, de Capella, de Ilhabela.

Categoria Escultura: medalha de Ouro para Alone, de Ilza Ravanelli, de São Paulo; medalha de Prata para Transformação, de Rodolpho, de Ilhabela; medalha de Bronze para Metamorfose, de Cristiano R. Gonçalves, de São Sebastião.

Categoria Desenho: medalha de Ouro para Reflexão, de Edna Mattos, de São Sebastião; medalha de Prata para Presente, de Henrique Marin, de São Paulo; medalha de Bronze para Convento Nossa Senhora do Amparo, de Bianca dos Santos, de São Sebastião.

Categoria Aquarela: medalha de Ouro para Pescadores I, de Regina Pugliese, de Caraguatatuba; medalha de Prata para Garoupa, de Marcos Ruman, de São Paulo; medalha de Bronze para Canto do Jardim, de Edna Mattos, de São Sebastião.

Categoria Fotografia: (Esta Categoria da o cumprimento a Lei 587/2008 que institui e inclui no calendário oficial de datas e eventos do município o “Concurso de Fotografia Cidade de Ilhabela”): medalha de Ouro para Praia do Portinho, de Dival de, São Sebastião; medalha de Prata para Isso Será Necessário?, de Marcel Schurman, de Ilhabela; medalha de Bronze para Engenho D´Agua, de Hector Romero, da Argentina.

O Júri deliberou conceder, na categoria Pintura Contemporânea, Menção Honrosa para a obra Surpresa, de Ursula Molhöff, de Ilhabela; para a obra Ilha, de Ângela Ponzio, de Ilhabela e para obra O Comício, de Pituca, de Ilhabela.

O Troféu Waldemar Belisário 2008 foi para a Obra “Minha Terra tem Palmeiras…”, de Marisilda Gasbarro, de Ilhabela.

O Salão estará aberto para visitação até o dia 31 de setembro, de segunda à quarta-feira, das 09 às 18h, de quinta, sexta e domingo, das 10 às 22h e aos sábados das 14 às 22h, na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila.