Olhe ao seu redor. A organização urbana moderna, desde as casas até os ambientes de lazer, está elaborada para que as pessoas fiquem sentadas.

O indivíduo acorda, vai ao banheiro e senta. Vai fazer o desjejum e senta. Entra no carro e senta. Chega ao local de trabalho e senta. Acredite, até na academia tem gente que faz a maioria dos exercícios sentado! E claro, depois volta para casa e relaxa assistindo uma televisão. Sentado.

 

E qual o problema em ficar sentado?

Recentes publicações realizadas pelos Anais de Medicina Interna Americana demonstram que quanto mais tempo uma pessoa permanece sentada, mais vulnerável esta pessoa se torna para desenvolver algum tipo de doença que poderá causar morte prematura.

 

Ficar sentado inibe os benefícios do exercício.

Pesquisadores da cidade de Toronto, Canadá, ajustaram os dados de 47 estudos de comportamento sedentário. A conclusão é que pessoas que se exercitam diariamente e depois ficam sentadas por muito tempo correm o mesmo risco de adoecer e falecer prematuramente. O ficar sentado inibe os benefícios do exercício. Considere, portanto, que quanto mais ativa uma pessoa for menor são os riscos de adoecer. As patologias mais frequentes que surgiram nestes estudos canadenses foram cardiopatias, alguns tipos de câncer e estados crônicos como diabetes tipo 2.

 

O que diz a Organização Mundial da Saúde

Esta organização internacional considera que ficar sentado por muito tempo é um dos quatro principais fatores que levam pessoas à morte prematura. Pessoas que permanecem sentadas por 6/8 horas por dia estão mais propensas a desenvolverem diabetes tipo 2.

 

Então, qual é a solução?

A primeira, sem sombra de dúvida, é saber quantas horas você fica sentado(a) por dia. Considere o tempo sentado em casa, no trabalho, no carro, na bicicleta e claro, na academia. A partir do levantamento deste número de horas, faça um plano de redução gradativa das horas sentadas imediatamente. No trabalho, levante-se a cada 30 minutos e movimente-se. Quando possível, caminhe por três minutos.

E por último, a sugestão que venho dizendo há alguns anos: coloque o computador em uma bancada, de forma que se possa trabalhar estando em pé.

Saúde e bons treinos! Mas nada de ficar sentado depois.

 

Fontes

http://edition.cnn.com/2015/01/21/health/sitting-will-kill-you/

http://annals.org/article.aspx?articleid=2091327

http://www.who.int/topics/physical_activity/en/

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@espacojera.com.br / (12) 3896-1135.