*Silvana Davino – ASM Cambaquara

 

Muitas pessoas acreditam que para observar aves é necessário adentrar trilhas de difícil acesso pelo meio da mata, em locais distantes das cidades.

 

Um jeito simples de avistá-las no quintal ou na varanda do apartamento é plantando espécies vegetais que as atraiam e ofereçam matéria prima e local para a construção dos seus ninhos.

 

As aves cumprem um importante papel na natureza na dispersão de sementes, polinização e controle de insetos. Elas se alimentam de frutos, flores ou outros animais que vivem entre as folhas.

 

Não é novidade para ninguém que o arquipélago de Ilhabela é um dos maiores redutos de Mata Atlântica do país. Hoje, temos registradas 356 aves no nosso município. Somos privilegiados em ter a fauna e flora tão perto de nossas casas. Então porque não aproveitar para unir o útil ao agradável? Ajudamos na conservação e em contrapartida poderemos apreciar a beleza, o canto e a variedade de cores, tamanhos e hábitos das aves.

 

Para quem puder plantar árvores, a maioria delas atraem as aves, mesmo as que não são frutíferas, pois além de oferecerem frutos e flores, fornecem abrigo. Atraem insetos que serão predados por certos tipos de aves.

 

As plantas menores podem ser plantadas diretamente no solo, em vasos pendurados a certa altura ou canteiros. O brinco-de-princesa é um ótimo atrativo para beija-flores e pode ser plantado em vasos dependurados.

 

Sempre devemos dar preferência a espécies de plantas nativas do bioma da região, pois as exóticas podem tornar-se invasoras e acabar ocupando a função das nativas e substituindo-as.

 

Também é recomendável prestar atenção ao porte da espécie da planta para não ter problemas com raízes em tubulações ou excesso de folhas que ao cair podem entupir a calha e o ralo das nossas residências.

 

O segredo para manter a constante visita de aves, como beija flores, saíras, papagaios, bem-te-vis, andorinhas, pica-paus, cambacicas, sabiás, rolinhas e muitos outros, é selecionar um conjunto de espécies que floresçam e frutifiquem em diferentes épocas do ano.

 

Se o espaço permitir, cultive plantas de portes diferentes, como árvores, trepadeiras, arbustos, gramíneas, cercas vivas, bromélias, pois cada espécie de ave tem hábitos de consumo próprios: umas se alimentam do néctar, outras de frutos, algumas preferem os grãos e há até as que comem de tudo.

 

Cultive em sua casa, apartamento ou mesmo na calçada, algumas dessas plantas e desfrute do prazer de apreciar o livre voo das aves que em busca de alimento chegam em grupos, dando-nos em troca o canto e o colorido, além de contribuírem para o equilíbrio ecológico.

 

A seguir, citamos algumas espécies de plantas com grande potencial de atração de aves:

 

Abutilon (Abutilon stritus);

Amélia (Hamelia patens);

Brinco-de-princesa (Fuchsia sp.);

Camarão-amarelo (Pachystachys lutea);

Eritrina (Erythrina falcata);

Escova-de-macaco (Combretum fruticosum);

Malvavisco (Malvaviscus arboreus);

Mulungu-do-litoral (Erythrina speciosa);

Paineira-rosa (Ceiba speciosa);

Rosa-da-mata (Brownea macrophylla).

Russélia (Russelia equisetiformis);

Sálvia-vermelha (Salvia coccinea);

 

Algumas árvores nativas da Mata Atlântica, cujos frutos atraem aves:

Amoreira (Morus nigra)

Araçá (Psidium cattleianum)

Aroeira-brava (Lithraea molleoides);

Algodoeiro (Heliocarpus popayanensis);

Abiu (Pouteria spp.);

Abricó-de-praia (Labramia bojeri);

Coqueiro-jerivá (Syagrus romanzoffiana);

Chuva-de-ouro (Cassia ferruginea);

Embaúba (Cecropia pachystachya);

Ipê-verde (Cybistax antisyphilitica)

Pitanga ( Eugenia uniflora);

Quaresmeira (Tibuchina granulosa)

 

 

 

Para saber mais:

76 árvores brasileiras que atraem aves

https://www.wikiaves.com.br/wiki/flora:inicio

https://projetoavesbrasil.com.br

http://www.vivafloresta.org/especies/

 

*Silvana Davino, bióloga responsável pela  ASM Cambaquara.