A intenção desse texto é trazer informações sobre a relação direta existente entre postura, saúde e bem-estar.
Pressão interna
No crânio, tórax e abdômen, existem gradientes de pressão que se modificam quando há alterações no alinhamento vertical dessas áreas. Essas pressões, em pessoas posturalmente bem organizadas, favorecem os ritmos funcionais dos órgãos existentes nessas áreas.
Crânio. A importância do melhor posicionamento.
O cérebro está envolvido por um tipo de fluido chamado cefalorraquidiano. Este fluido também está ao longo da medula espinhal. E o seu fluxo é favorecido com a posição correta da cabeça alinhada com a coluna. Qualquer alteração crônica deste posicionamento dificulta o fluxo e é a causa de dores de cabeça, indisposição, tontura e mal estar.
Ainda no crânio, bem lá no fundo do ouvido e dos dois lados, está o sistema vestibular, mais conhecido como o labirinto. É através da atividade deste sistema que nós temos a exata noção do posicionamento da cabeça quando estamos parados ou em deslocamento. Esse sistema também depende do posicionamento alinhado da cabeça com a coluna. Já ouviu falar de labirintite, pois é um processo inflamatório que acontece neste sistema.
Tórax. Mantenha-se alinhado.
A área superior do tronco (tórax) abriga os pulmões e o coração. Tanto o ritmo,
quanto a amplitude da movimentação destes órgãos dependem do alinhamento verticalizado das costelas. Quando a cabeça é projetada à frente deste alinhamento vertical, a coluna na área torácica forma uma curva. Esta curva é conhecida como cifose torácica e acontece principalmente por hábitos posturais inadequados. Pessoas que trabalham sentadas tendem a ficar curvadas e projetar a cabeça à frente. Esta atitude quando se torna crônica altera a acuidade visual e, além disto, provoca alterações nos ritmos e amplitudes funcionais do coração e dos pulmões causando ineficiência circulatória e pulmonar.
Abdômen. Fortaleça sua saúde.
A área abdominal do tronco abriga fígado, estômago, rins, baço, intestinos e bexiga. Quando acontece o posicionamento incorreto da cabeça, e consequentemente formando a cifose torácica, há perda da curva ideal na região lombar. A pelve é projetada para trás e para baixo. Isto aumenta em muito a pressão intra-abdominal, sendo a causa direta de problemas digestivos e de excreção, pois há uma alteração nos ritmos funcionais em todo o espaço visceral. Em longo prazo podem surgir incontinências urinaria e fecal.
Viva mais e melhor estando atento à boa postura.
Bons treinos!