A compra dos peixes e frutos do mar servidos no Prainha do Julião é levada muito a sério por Geraldo Julião, que ao lado da filha, Ana Luiza Julião, comanda o restaurante que leva o nome da família e sua história ancestral com o mar.
História essa que começou no século XIX, por volta de 1850, quando o bisavô de Geraldo mudou-se da Praia do Viana para a Prainha do Sul, onde seu avô nasceu, cresceu e constituiu família. Prosperou transportando produtos em canoas de voga entre Ilhabela e Santos e construiu naquela praia um engenho de cachaça. Aos poucos foi tornando-se proprietário dos terrenos ao longo da praia, que começou a ser chamada pelos caiçaras da região de Prainha do Julião, nome que permanece até hoje.
Desta forma, Geraldo Julião, que também é caiçara da região e passou parte da infância com os irmãos e primos na casa do seu avô, traz no sangue a intimidade com o mar e com a pesca. Quando pequeno, com seis ou sete anos, sua principal diversão era sair de casa, cortar no mato seu próprio caniço, preparar anzol e isca e pescar na praia. Às vezes pegava uma canoinha e ia até o barco do pai, que ficava fundeado no canal. Voltava pra casa no fim do dia, ‘consertava’ o peixe, temperava com limão e sal, fritava e comia!
O hábito de comer peixe fresco, capturado de forma artesanal, se estendeu por toda a vida e quando se mudou pra São Paulo, onde estudou e trabalhou até se aposentar, ele vinha aos finais de semana comprar pescados dos caiçaras que conhecia. Escolhia pessoalmente cada peixe, limpava e armazenava seu estoque semanal com todo o cuidado e ainda preparava receitas especiais a pedido dos amigos da faculdade e do trabalho.
Quando se aposentou, voltou para Ilhabela e decidiu abrir com a filha um restaurante no imóvel da família, foi natural que Geraldo continuasse com a tarefa de escolher e comprar os pescados e foi assim que o hobby virou uma atividade profissional. Hoje, este é o trabalho que exige a maior parte de sua dedicação ao negócio e também o que tornou o Prainha do Julião reconhecido pela altíssima qualidade de sua cozinha e pelo sabor incomparável de seus pratos à base de peixes e frutos do mar.
Com uma ampla rede de contatos com pescadores locais que conhecem bem seu nível de exigência, Geraldo acompanha pessoalmente cada compra, seleciona, coordena o trabalho de limpeza, armazenagem e porcionamento e ainda fica de olho no preparo, para garantir que os pratos que cheguem à mesa do cliente tenham frescor e qualidade. O resultado deste cuidado se reflete em uma clientela fiel, nos constantes elogios ao lugar e à comida e até em rankings de ferramentas digitais como o Trip Advisor.