Pelo terceiro ano consecutivo, Ilhabela recebeu projeto social que tem a missão de preparar jovens aprendizes para o mercado de trabalho.

 

Entre os dias 23 e 26 de setembro, os voluntários do Projeto Cozinheiros sem Fronteiras trouxeram para Ilhabela uma intensa programação, que envolveu mais de 180 participantes, com palestras, workshops e oficinas de gastronomia e culinária, ministradas por chefs experientes e renomados, do Brasil, Chile e Argentina. Todas as atividades foram gratuitas e abertas ao público, com foco em jovens alunos da rede pública e privada de ensino.

De acordo com Roberto David Lopes, um dos coordenadores do projeto no Litoral Norte, o programa desenvolvido para a região vem atender a necessidade social de Motivar, Informar e Qualificar a comunidade local sobre as oportunidades gastronômicas de Ilhabela e região, procurando gerar maiores possibilidades de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.

 

“Neste ano, conseguimos colocar em prática uma proposta que tínhamos desde o início do projeto, que era levar uma aula de culinária para dentro da escola, ao invés de levar os alunos para assisti-la em outro lugar. Isso foi possível graças a uma parceria com a Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e os resultados foram excelentes!”, conta David.

 

A programação contou ainda com uma palestra de abertura no auditório do Paço Municipal, aula de Reaproveitamentos e Valores Nutricionais das Refeições na APAE Ilhabela, seis aulas de gastronomia e matérias primas típicas da região, no Atelier do Chef Tonhão, aula de culinária para adolescentes de 16 e 17 anos, com a presença de chef chileno Aldo Ansaldi e da chef argentina Graciela Isa, na Escola Gabriel, palestra e bate papo com adolescentes de 16 e 17 anos, abordando a profissão de Cozinheiro e o mercado de trabalho, tanto na Ilha quanto no Brasil e no mundo, no Colégio ACEI, e palestra sobre Negócios 4.0, direcionada aos empresários de Ilhabela e região, no Hotel Itapemar.

 

Em Ilhabela, os chefs parceiros do projeto são Fabio Piscioto, do Restaurante Capitano, Cristiane Stabile, Personal Chef, Marcel S. Hess, da Noiz Panificações, Chef Tonhão, do Atelier do Tonhão e Espaço Tangará, Waleska, Nutricionista, da Cervejaria Black Wood e Talita, ex-aluna do projeto em 2018.  A coordenação local foi de Roberto David Lopes, Regiane Moraes e Jose Maximo Paula Santos, diretores regionais da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil.

A Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate a fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira.