Ilhabela é o único município marítimo do Brasil com 337 km quadrados tendo a Ilha de São Sebastião como mais importante do arquipélago, que abriga 83% da floresta com maior biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica

 

Nesta mesma ilha, em 1977, houve a fundação do PEIb – Parque estadual de Ilhabela com 27.025ha (unidade de proteção integral), que hoje protege um dos maiores tesouros de nosso município.

 

Em seus cinco ecossistemas podemos encontrar  mais de 300 espécies de aves, muitas delas raras, em perigo de extinção e que em Ilhabela ainda apresentam grandes populações e podem ser facilmente avistadas

 

Dentre estas espécies, escolhemos para ser a estrela de nossa primeira matéria um amigo bem comum e barulhento .

 

Estamos falando do Papagaio moleiro:

 

Nome cientifico: Amazona farinosa

 

Nome em inglês: Mealy Parrot

 

O papagaio-moleiro é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. É o maior papagaio brasileiro. Conhecido também como curica, jeru, juru e juru-açu, ajuruaçu e moleiro.

 

É a maior ave do gênero, medindo cerca de 40cm e sua área de ocorrência abrange desde o México até a Bolívia, norte do estado brasileiro do Mato Grosso e leste do Pará e também no Brasil oriental, em mata alta. Aqui em Ilhabela é bem comum observar essa ave no perímetro urbano.

 

Sua plumagem é predominantemente verde, coberta por um pó branco muito fino (farinosa – origem de seu nome científico), boné geralmente amarelo, azul e vermelho, bico e anel perioftálmico brancos, espelho alar vermelho e cauda longa com extremidade verde-clara.

 

Esta espécie se alimenta deslocando-se em grupos pelas copas das árvores frutíferas das florestas e  seu entorno e alimenta-se também de palmeiras. Nidifica em buracos de árvores e saliências rochosas possivelmente durante o primeiro trimestre do ano.

 

Seu comportamento é semelhante ao de outros papagaios, com a diferença de que prefere florestas mais densas, até 1.100 m.

 

*Fabricio Yanes dos Santos Campos, formado em Marketing pela Universidade Metropolitana de Santos, é fotografo amador, guia de observação de aves e natureza e monitor ambiental em Ilhabela. Neto de caiçaras, cresceu em Ilhabela partilhando de toda sua beleza. Voltou a morar na Ilha há 5 anos e durante esse período tem estado envolvido diretamente com o Ecoturismo e Observação de Aves no Município e região. Diretor da Central Ecoturismo e Ilhabelabirds, oferece aos nossos turistas a oportunidade de conhecer toda a biodiversidade da Mata Atlântica de Ilhabela e suas aves através de roteiros personalizados.

 

Para saber mais:  Central Ecoturismo Ilhabela www.centralecoturismo.com.brcentralecoturismo@gmail.com    Tel:12 9748-4497

Ilhabelabirds: info@ilhabelabirds.com.br   tel: 12 9215-1245