O projeto “Aprendendo com os Cozinheiros sem Fronteiras” foi criado em Ilhabela com o objetivo de atender a necessidade social de motivar, informar e qualificar a comunidade local sobre as oportunidades profissionais oferecidas pelos segmentos de gastronomia e alimentação, procurando gerar maiores possibilidades de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.

Em uma cidade que tem no turismo sua única indústria, acreditamos que preparar os jovens para o mercado de trabalho e mostrar a eles que a gastronomia pode oferecer oportunidades de iniciar uma carreira promissora, é uma iniciativa que traz benefícios para o mercado, que terá profissionais mais qualificados, para os turistas, que serão bem atendidos e para a comunidade, que terá melhores oportunidades de emprego e renda”, explicam os idealizadores do projeto, que deve inspirar iniciativas similares em outras cidades.

 

Realizado entre os meses de abril e outubro, o curso ofereceu oficinas gratuitas de gastronomia e culinária a 14 jovens e adolescentes do município, com aulas de panificação, culinária italiana, hambúrguer, culinária mediterrânea, doces & bolos e culinária caiçara, ministradas por chefs voluntários locais e convidados, e acompanhadas pela orientação de uma nutricionista e por dicas de harmonização.

 

O início do curso foi marcado por um coquetel de lançamento realizado no Restaurante do Cura, um dos parceiros do projeto, com a presença dos professores Celso dos Santos Silva e Carmen Guarize, líderes da Fundação Cozinheiros sem Fronteiras. A entrega dos diplomas e o coquetel de encerramento aconteceram no Restaurante Cumbuca da Ilha, no último dia 10 de outubro. As aulas aconteceram no Restaurante do Cura e na sede da APAE, que também apoiou a iniciativa.

 

O projeto tem coordenação geral dos professores Celso dos Santos Silva e Carmen Guarize, líderes da FCSF Brasil, e execução técnica dos coordenadores regionais do Litoral Norte, Roberto David Lopes, Regiane Cristina Moraes e José Máximo Paula Santos. Os chefs participantes são Marcel Schumann, Mara Rodrigues, Dieimes Bedim, Fábio Piscioto, Waleska Reis, Tonhão e Cristiane Stabile.