No final de fevereiro, o Ferryboat FB-25 voltou a operar a travessia São Sebastião/Ilhabela, trazendo um importante reforço para o serviço, que tem sido alvo de constantes reivindicações da população em função das longas filas. A balsa estava parada para reforma e modernização e sua entrega, realizada na semana que antecede o Carnaval, cumpre o compromisso assumido pelo Governo do Estado de São Paulo de melhorar as condições da travessia, que agora passa a operar com sete balsas.

O FB-25 é uma das maiores embarcações de cargas do Brasil, com 76 metros de comprimento, 17 metros de largura, 2,5 metros de altura e capacidade para 85 veículos.

Com investimento de R$ 5,3 milhões, a reforma contou com a ajuda de 70 profissionais, em 180 dias de trabalho. Foram instaladas cerca de 120 toneladas de aço, entre chapas, perfis laminados e tubos novos, além da pintura seguindo o novo padrão da DERSA.

Entre as novidades, está a instalação de sanitários com acessibilidade – esta era a última embarcação da travessia que não tinha banheiros, e a retirada da rampa interna da embarcação.

Com isso, o FB-25 passa a ter o mesmo padrão das demais embarcações da Companhia. Um “quebra-mar” hidráulico amplia a segurança dos veículos, protegendo também a proa e a popa. Este dispositivo se movimenta quando a embarcação encosta no atracadouro, permitindo um embarque e desembarque mais ágil e seguro.

O FB-25 é impulsionado por quatro motores de 360 HP, um dos mais potentes entre as embarcações que atuam nos oito serviços de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo. Com essa potência, tem capacidade para transportar até 127 veículos e 538 passageiros por hora em cada sentido.

Histórico da embarcação – o ferryboat FB-25 foi construído em 2006 com o objetivo de atender aos usuários do Litoral Norte. Tornou-se um grande reforço para a Travessia São Sebastião/Ilhabela, a segunda mais movimentada do Estado. A média diária é de 4 mil veículos, 5 mil passageiros, 700 bicicletas e 500 motocicletas. Esta foi a segunda reforma geral realizada no FB-25, que já havia sido totalmente remodelado em 2011.