Objetivo foi anunciado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo durante Fórum Nacional de Turismo Sustentável

 

Nos últimos dias 5, 6 e 7 de outubro, Ilhabela promoveu o Fórum Nacional de Turismo Sustentável, que reuniu especialistas da iniciativa privada, terceiro setor e poder público para discutir e apresentar experiências sobre a força transformadora do turismo e sua capacidade de promover o desenvolvimento de forma sustentável.

 

O Fórum foi dividido em painéis, que abordaram temas como: Turismo e Desenvolvimento com Sustentabilidade, Negócios e Empreendimentos Sustentáveis, Sustentabilidade em Destinos Turísticos, Gestão da Sustentabilidade e a Cadeia Produtiva do Turismo e Política; e Gestão Pública do Turismo.

 

Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, destacou que, para alcançar o turismo sustentável, é preciso planejamento e que é isso que a Prefeitura de Ilhabela tem feito. “Temos que trabalhar com planejamento para poder executar o turismo sustentável. Claro que vivemos em uma cidade que tem uma área de preservação privilegiada, nós temos 92% de mata atlântica preservada, 82% de Ilhabela como Parque Estadual. Mas turismo sustentável não é somente a questão ambiental. Para a sustentabilidade devem ser trabalhadas as partes ambiental, social e a econômica”, disse o secretário.

 

Fazzini também destacou que o município tem a meta de alcançar esses quesitos até 2020. “As ações da Prefeitura, tanto em investimento de infraestrutura, quanto na política do turismo, são para que, em 2020, a gente tenha um destino sustentável”, concluiu.

A Prefeitura de Ilhabela vem trabalhando em planejamento, principalmente esse ano, executando um orçamento herdado do último plano plurianual, e pensando nos próximos quatro anos, com o PPA. Esse orçamento é baseado no plano de governo, no plano de manejo do parque e no plano gestor de turismo de Ilhabela, que prevê grande investimento em ecoturismo.

 

Segundo o prefeito, Márcio Tenório, o município está focado em trabalhar e fortificar a sua sustentabilidade econômica que, se tratando de Ilhabela, está ligada diretamente ao turismo. “Este Fórum foi uma grande oportunidade para debatermos caminhos para o turismo sustentável. Aqui em Ilhabela nosso turismo é trabalhado de forma planejada, buscando desenvolvimento com geração de emprego. Não podemos pensar apenas em investimentos pontuais, como atrativos à cidade, devemos buscar também mecanismos que fortaleçam nosso desenvolvimento, visando as perspectivas futuras e preparando o município como gerador de atividades turísticas”, destacou.