Realizado há seis anos consecutivos, o Programa de Educação para a Cidadania promovido pelo Instituto Ilhabela Sustentável conquistou em 2016 o apoio de duas importantes instituições: como patrocinadora a Humanitas 360, instituto com sede nos Estados Unidos que tem por missão empoderar cidadãos latino-americanos, incentivar democracias participativas e auxiliar a formação de um novo pacto social para uma América Latina mais inspiradora, conectada e próspera e, como apoiadora de conteúdo, o Instituto PDR, que atua na redução da desigualdade social através da educação cidadã e no empoderamento de indivíduos, tornando-os líderes e protagonistas de mudanças sociais.
Alinhado à proposta de transformação social por meio da educação cidadã e do estímulo ao protagonismo da sociedade civil, o Programa do IIS para 2016 tem foco em três eixos de atuação: Voto Consciente, Meio Ambiente e Educação Fiscal e Acompanhamento do Orçamento Público Municipal, além da continuidade de iniciativas como a campanha de comunicação Sou Cidadão. Sou Ilhabela., que difunde conceitos de sustentabilidade e cidadania à população fixa e flutuante do município.
Para isso, a equipe do IIS e seus Grupos de Trabalho promoverão os seguintes projetos:
Seja inteligente, vote consciente: com foco nas eleições municipais, o projeto tem o objetivo de levar à população conceitos de cidadania e informações básicas sobre o processo eleitoral, ressaltando a importância do exercício do voto e a responsabilidade de cada um com o futuro da nossa cidade. Serão realizados fóruns e debates, conversas com os candidatos, formulação de uma agenda construída pela sociedade civil com o objetivo de comprometer partidos e candidatos com propostas concretas, além de uma campanha de conscientização e educação política.
Observando os Rios de Ilhabela: realizado pelo IIS em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o projeto monitora a qualidade da água dos córregos do município, com o objetivo de consolidar uma base de dados e indicadores de qualidade das águas, além de alertar a população para a importância da preservação dos recursos hídricos. O trabalho teve início em 2014, com o monitoramento de cinco pontos. Em 2015 o número dobrou para 10 e em 2016 serão 15 rios e córregos monitorados, em diversos bairros da cidade.
Observatório Cidadão de Ilhabela – com o objetivo de contribuir para a melhoria da administração pública, agindo em favor da transparência e qualidade no uso dos recursos públicos, o programa tem foco no acompanhamento da gestão pública por meio de metodologia técnica de monitoramento das licitações municipais, análise e consolidação de indicadores e ações de educação fiscal. Neste último eixo, serão realizadas palestras e workshops sobre os temas Orçamento Público Municipal e Educação Fiscal, voltadas aos conselhos municipais, associações de moradores, membros da administração pública, escolas públicas e privadas, ONGs e demais cidadãos interessados.
Todas as ações e atividades são desenvolvidas com a participação de voluntários e os Grupos de Trabalho estão abertos à adesão de novos membros. Junte-se a nós!
Para saber mais acesse: www.nossailhamaisbela.org.br ou entre em contato: (12) 3896-3015 | secretaria@nossailhamaisbela.org.br.