A Capital Nacional da Vela estará em festa em julho. Afinal é o mês da 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
De 3 a 12 de julho, a principal competição de vela oceânica da América Latina mais uma vez promete fomentar o turismo, movimentando a economia da cidade. Uma parceria da Prefeitura de Ilhabela e o Yacht Club de Ilhabela (YCI).
No mar, as tradicionais regatas durante todo o dia e, em terra, grandes atrações culturais prometem agitar às noites na Vila. A abertura oficial será no dia 3 de julho (sexta), às 20h, na Praça das Bandeiras, com a presença do prefeito Toninho Colucci e do comodoro do Yacht Club, José Yunes, além da Banda de Fuzileiros Navais e a Orquestra Popular de Ilhabela.
No dia 4 de julho (sábado), às 22h, show com a cantora Paula Toller (ex-Kid Abelha). Já no dia 5 de julho (domingo) serão dois shows, um às 16h com a banda Pequeno Cidadão, formada pelos músicos Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Ticiana Barros acompanhados de seus filhos; e às 21h, o músico ilhabelense Felipe Blues.
No dia 6 de julho (segunda) tem Legião Urbana Cover, às 21h. Para o dia 7 de julho (terça), estão previstos entrega de prêmios de regatas às 20h e show com Helena Serena, às 21h. Ainda na programação cultural, no dia 8 de julho (quarta), às 21h, show com a banda Biquini Cavadão. Os dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta) estão reservados para a 12ª Mostra de Dança da Fundaci, a partir das 20h.
Já no dia 11 de julho (sábado), às 20h, será realizada a premiação final da Semana Internacional de Vela, seguida do show do músico Simoninha. A programação termina no dia 12 (domingo), às 19h, com Dani Mattos Quarteto, e às 21h, jazz e tango com Scalandrum Piazzola.