Existem algumas funcionalidades que são tão normais para a maioria das pessoas que só chamam a atenção quando começam a falhar. A respiração, que foi o tema da última edição desta revista, é uma delas, assim como a visão que irei falar desta vez.

 

Vou começar com algumas perguntas:

 

– Você é o tipo de pessoa que acredita ser inevitável o uso de óculos a partir dos 40 anos?

 

– Quantos minutos do seu dia você dedica a apreciar o horizonte, uma paisagem?

 

– Para você é impossível reverter a diminuição da acuidade visual?

 

Pois bem, assim como qualquer atividade repetitiva leva a desgastes estruturais, manter apenas a visão focada, de curta distância, a que a maioria das pessoas está submetida na sociedade atual, também leva a perda da capacidade visual por esta ação repetitiva.

 

Outros fatores contribuem para que a pessoa vá perdendo sua capacidade de enxergar bem, como: trabalhar em local fechado com iluminação artificial, o uso constante de PCs, Tablets, celulares, televisão, que além de demandarem uma visão focada emitem uma luz que “fere” a retina, a proteção constante da luz do sol com uso de óculos escuros, o excesso de tensão na área de ombros e pescoço, a falta de movimentos variados com os olhos, stress, dentre outros.

 

Como funciona a visão:

 

De forma bem simples: a refração dos raios luminosos que atravessam a lente dos olhos e incidem na retina, permite a interpretação daquilo que se vê. De acordo com o Dr William Bates, o principal fator da boa visão não é a acomodação da lente em si pelos músculos ciliares dentro do olho, como a maioria dos oftalmologistas acreditava em sua época, e sim os músculos externos responsáveis pelo movimento dos olhos que também controlam a forma que o globo ocular assume durante a ação de ver, seja longe ou perto.

 

Descansando os olhos

 

O que fazer para minimizar ou reverter esta diminuição da acuidade visual. Claro que não existe mágica, isso você obtém usando os óculos! O resultado é obtido com você dedicando alguns minutos do seu dia para esta capacidade tão fundamental para a independência do ser humano. Caso você não saiba, a cada passo que você dá, as informações provenientes da capacidade de ver, associada a outras informações vindas do sistema vestibular, pressão na sola dos pés, etc., permitem que você se estabilize durante a caminhada.

 

A seguir algumas sugestões encontradas na literatura para ajudar a relaxar os olhos, manter ou recuperar a visão e quem sabe até parar de usar os óculos.

 

Palming

 

Sentado(a), apoie os cotovelos em uma mesa e cubra os olhos com a palma das mãos de forma a impedir a entrada de qualquer luz, sem apertar os olhos, deixando- os livres para piscar. No começo você não verá tudo totalmente escuro, à medida que for relaxando os olhos tudo ficará preto. Isto pode levar alguns minutos. Enquanto vai relaxando procure respirar lentamente pelo nariz e ir percebendo se alguma área está com tensão exagerada e procure diminuir esta tensão.

 

Faça vários movimentos leves com os olhos de cima para baixo, da direita para a esquerda e circular. Abra seus olhos lentamente e perceba se os olhos estão relaxados e se a visão está melhor.

 

Para quem trabalha com computador, é aconselhável fazer este relaxamento a cada 30 minutos.

 

Sunning

 

Ao ar livre, de preferência descalço em um gramado. Feche os olhos e vire o rosto lentamente para o sol ou o céu se o dia estiver nublado. Se o sol estiver muito forte basta fechar os olhos sem precisar olhar para o sol, apenas ficar virado em sua direção. NUNCA OLHE PARA O SOL DIRETAMENTE COM OS OLHOS ABERTOS.

 

Mova a cabeça lentamente da direita para esquerda. O movimento constante da cabeça é muito importante para não permitir uma exposição muito longa de apenas uma área da retina. Após alguns movimentos, quando virar para direita, pare, tampe o olho direito por alguns segundos e vá para a esquerda, tampe o olho esquerdo por alguns segundos e vá para direita.

 

Bastam 5 minutos algumas vezes ao dia.

 

Se você realmente se interessou por cuidar da visão, existe mais informação na internet sobre o Método Bates de Educação da Visão, como o site http://www.seeing.org/bates-method-international/bmi.html

 

Aproveite esta estação do ano para caminhar ao ar livre, manter a eficiência funcional e apreciar a paisagem!

 

Bons treinos.