Arquiteto brasileiro recebe prêmio internacional por projeto em Ilhabela

 

Máxima eficiência com baixo impacto ambiental: uma equação que garantiu o sucesso do projeto arquitetônico singular de Renato Rossi e sua premiação pelo International Property Awards no âmbito das Américas em 2017.

 

A paisagem de Ilhabela costuma ser o pano de fundo para as linhas criativas de Renato Rossi, arquiteto atuante no mercado nacional desde 2000, que foi premiado no ano passado pelo seu projeto CASAMAR, na categoria Single Residence do International Property Awards.

 

A convite de uma construtora brasileira, em 2004 Renato Rossi teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e soluções no mercado de arquitetura de Angola. Morou três anos em Luanda adquirindo experiências que o capacitaram para atuar no mercado internacional de construções de alto padrão. Os principais critérios que leva em consideração no desenvolvimento de um projeto são: sustentabilidade, dificuldade do projeto, reuso de materiais e uso de mão de obra local. Participou de diversos projetos, entre eles algumas obras de destaque como o Hotel Praiamar e o Centro Empresarial Kissama.

 

Em 2007 decidiu retornar ao Brasil e escolheu Ilhabela para morar com a família, colocando a qualidade de vida acima da movimentada São Paulo, sua cidade natal. “A escolha por morar em Ilhabela vem de encontro com valores e princípios que estão alinhados com meus ideais de vida, que são claramente observados em meus projetos”, comenta Renato. Amante dos esportes aquáticos como o kitesurf, estar ao redor da natureza proporciona integração e harmonia perfeita entre o trabalho e a família. No conjunto de sua obra, entre projetos executados e propostas, destacam-se a Casa Mirante, a Casa da Escotilha, a propriedade atual, além da CASAMAR – o projeto premiado no final de 2017.

 

 

Projeto CASAMAR

 

Localizado em Ilhabela, o terreno onde foi projetada a CASAMAR situa-se 120 metros acima do nível do mar, no condomínio Fazenda Arrozal – entre duas construções existentes – o que tornou a projeção desafiadora, uma vez que o proprietário solicitou que a vista da casa fosse inteiramente para o mar, sem que a casa abaixo fosse vista; e que a altura da obra não pudesse ultrapassar os limites que interferissem a vista da casa vizinha acima. O princípio básico da CASAMAR era respeitar a beleza do entorno e estar em equilíbrio com a natureza local. Projetada para estar aberta à paisagem, a CASAMAR conta com amplas vistas para o Canal de São Sebastião.

 

A intenção do projeto é a de estar em harmonia com a natureza, criando uma casa que está bem inserida em seu entorno. Ecologicamente correta, contempla a ventilação naturalmente cruzada em todos os ambientes. Com generosas aberturas, leva em consideração os ventos predominantes da Ilha; quadrante leste e sul. Bem iluminada e preservada, tira o melhor proveito da insolação natural, e instalação de placas de aquecimento solar. Renato Rossi mantém sua marca registrada com uso de formas ousadas e a disposição inteligente dos mais diversos tipos de materiais.

 

A escolha dos materiais foi contemplada para proporcionar sinergia com muitas aplicações em concreto aparente e madeiras nobres como a cumaru e garapeira.

 

 

Sobre o International Property Awards

 

O International Property Awards está aberto a profissionais de propriedades residenciais e comerciais de todo o mundo. Eles celebram os mais altos níveis de realização de empresas que operam em todos os setores da propriedade e do setor imobiliário. O selo do International Property Award é uma marca de excelência de renome mundial.

 

Os prêmios são divididos em regiões da África, Ásia-Pacífico, Arábia, Canadá, Caribe, América Central e do Sul, Europa, Reino Unido e EUA. Os participantes entram em seu nível nacional relevante e são julgados por uma equipe altamente experiente de profissionais que cobrem toda a gama de disciplinas de propriedade. As empresas selecionadas como vencedoras são então convidadas a participar de um brilhante jantar de premiação para cada região e têm o direito de usar o prestigioso logotipo em seu marketing.

 

Os vencedores de maior pontuação de cada região são automaticamente inscritos no Prêmio Internacional geral, que determinam as melhores empresas imobiliárias do mundo.

 

 

Renato Rossi Arquitetura

 

Pós-graduado em conforto ambiental e conservação de energia, sua primeira preocupação ao realizar um trabalho é projetar para proporcionar uma integração plena com o meio inserido, sempre respeitando e zelando pelo entorno e pelas comunidades envolvidas.

 

Com formas ousadas e disposição inteligente dos mais diversos tipos de materiais, o trabalho de Renato Rossi tem como base o detalhismo, que traz infinitas possibilidades e soluções arquitetônicas, sempre em consonância com a produção contemporânea e com os princípios de seriedade e confiabilidade.

 

A valorização plena dos aspectos culturais de outros países em seu trabalho vem do fato de ter vivido durante três anos em Angola, onde continua atuando.

 

A dedicação do arquiteto ao trabalho, sempre em busca da qualidade com identidade própria, cria sintonia para todos os diversos projetos que realiza, os quais atendem sempre aos mais rigorosos padrões de qualidade e às exigências de seus clientes.

 

www.rrossi.com.br

 

Sustentabilidade e integração à paisagem

 

Projetada pela arquiteta Luciana Gallotta Rago, esta acolhedora casa de veraneio no sul da Ilha foi construída em parceria com a natureza, utilizando técnicas e materiais sustentáveis e preservando as características do terreno e seu entorno.

 

DSC_2108Destinada ao lazer de um casal com dois filhos jovens e muitos amigos, esta casa de veraneio projetada e construída pela arquiteta Luciana Gallotta Rago conta com uma ampla área social, com ambientes totalmente integrados, criados para reunir a família e seus convidados nos finais de semana e nas férias.

 

Com vista panorâmica para o mar, o terreno situado no sul da Ilha trouxe os primeiros desafios do projeto: vencer o aclive e os desníveis sem impactar as características naturais e o entorno. Para isso, Luciana encaixou cuidadosamente a construção aos platôs existentes, resultando em um desnível entre as áreas social e íntima, que deu charme à construção e mais privacidade às quatro suítes.

 

Outra preocupação foi a utilização de materiais ecologicamente corretos e técnicas sustentáveis. Vigas de eucalipto tratado e certificado, forro com placas de bambu, piso de cimento queimado e tijolinhos sem revestimento são alguns dos materiais de baixo impacto escolhidos para a obra.

 

A ventilação cruzada em todos os ambientes sociais dispensou a instalação de aparelhos de ar condicionado e o uso de telhas de vidro intercaladas com as de barro privilegiou o uso da iluminação natural, conferindo eficiência e baixo consumo de energia. Grandes pedras existentes no terreno também foram preservadas e até integradas aos ambientes, como a churrasqueira e o lavabo da área de lazer.

 

Sem paredes para dividir os ambientes e com grandes portas envidraçadas, Luciana integrou todos os espaços sociais, compostos por uma bela piscina, cozinha gourmet com churrasqueira, cozinha e sala de jantar, sala de TV e sala de lareira, jardim, deck e um charmoso gazebo, criando uma agradável área de convívio e lazer, perfeita para anfitriões que gostam de ver a casa cheia!

 

 

Sua casa de praia em um exclusivo resort!

 

Esta é a proposta do Ilhabela Greens Resort & Golf, um empreendimento único no sul de Ilhabela que reúne lazer, segurança e conforto, com projetos primorosos e uma vista deslumbrante para o mar.

 

ilhabelagreens1Imóveis que unem privacidade e conforto de uma casa aos serviços exclusivos e facilidades de um hotel ou resort são uma tendência que atrai cada vez mais a atenção de pessoas que buscam qualidade de vida, segurança e lazer.

 

É com esta proposta que o Ilhabela Greens Resort & Golf traz para o litoral norte um novo conceito de casa de praia, em um empreendimento instalado no sul da Ilha, com vista panorâmica para o mar, entre as praias do Curral e do Veloso. Na área de 182 mil metros quadrados, 120 mil metros quadrados são reservados às áreas verdes, de preservação e comuns. O restante é destinado ao projeto especial assinado pelo arquiteto João Marques da Costa, com execução da Ilhagreen Administradora de Obras, tendo como responsável técnico o arquiteto Flavio de Souza. São 86 bangalôs, sendo 51 unidades de até 350 metros quadrados e 35 unidades de 101,57 metros quadrados.

 

Sucesso de vendas, com todas as unidades da primeira fase já adquiridas, o empreendimento abriu a segunda fase de comercialização, oferecendo uma excelente oportunidade de negócio, que  permite ao investidor adquirir unidades individuais sobre as quais ele tem controle total. O proprietário poderá alugar sua unidade durante o ano todo ou nos períodos que desejar, ou mantê-la para uso pessoal exclusivo, como residência, segunda residência ou casa de veraneio.

 

ilhagreens9Nos bangalôs já entregues é possível conferir a beleza e a funcionalidade do projeto, que nas unidades menores oferece duas confortáveis suítes, sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço e lavabo, com espaços amplos e bem planejados. A proposta construtiva também prevê flexibilidade para a configuração interna dos ambientes. Enquanto alguns proprietários optaram por espaços internos mais amplos, outros escolheram manter áreas abertas, com varandas, churrasqueiras e cozinhas gourmet.

 

Para garantir o lazer, conforto e segurança, a área comum tem guarita, administração, zeladoria e almoxarifado. Na área de lazer, destaque para o mini campo de golfe projetado pelo arquiteto Claudio H. Golombek, da empresa Golombek Golf Design, além de uma enorme piscina com quiosque e solarium, espaço fitness, quadra de areia para beach tênis, área para restaurante e conveniência e cozinha gourmet com churrasqueira e forno de pizza.

 

A Ilhabela Greens Hotelaria Ltda possui a autorização da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Termo de Responsabilidade de Preservação da Área Verde e Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental, conforme Projeto de Recuperação elaborado pelo Biólogo João Ruffin Leme de Godoy. Tem ao fundo os picos do Morro do Papagaio e de São Sebastião, além da belíssima cachoeira do Veloso, acessível por trilha que passa na parte mais alta do empreendimento.

 

Ainda há unidades disponíveis. Conheça!