Do rústico ao contemporâneo, quatro projetos especiais apresentam tendências e soluções inspiradoras para quem vai construir ou reformar.
Luxo à beira-mar

 

Concebida para receber a família e os amigos, celebrar, relaxar e contemplar a natureza, esta casa de veraneio em Ilhabela une o charme da atmosfera praiana ao conforto e sofisticação de uma residência, com projeto integrado à paisagem, decoração luxuosa de Suzana Schermann e paisagismo exuberante assinado pelo premiado Alex Hanazaki, que teve um dos seus trabalhos eleito o jardim mais bonito do mundo!

luciana8 luciana12

Com o objetivo de criar uma nova área social, a proprietária da casa comprou o imóvel ao lado e no projeto de reforma com ampliação, a arquiteta Luciana Gallotta Rago teve como primeiro desafio dar unidade à construção, integrando os novos espaços aos ambientes já existentes. A proposta era que a nova área fluísse naturalmente como uma continuidade da casa original, por isso o estilo arquitetônico foi preservado, com a execução de um trabalho minucioso de reprodução de elementos antigos, como vigas de madeira e muros de pedra.

 

“Para reproduzir as antigas vigas de madeira lavrada da casa principal, optamos por lavrar artesanalmente a madeira serrada, até chegar ao resultado desejado. Também mantivemos a proposta das paredes de pedra espalhadas pelos ambientes e dos telhados em diferentes níveis. Portas, janelas, pisos e revestimentos seguiram a mesma linha, resultando na harmonia e unidade solicitadas pela cliente”, explica Luciana.

 

Com 300 metros quadrados, a ampliação incorporou novas áreas de apoio, com uma confortável casa de caseiro, lavanderia, cozinha funcional, despensa e uma charmosa horta. O espaço social, com ambientes totalmente integrados e uma deslumbrante vista para o mar, ganhou churrasqueira, cozinha gourmet, salas de jantar e estar, lounge, lavabo e até um guarda-louças, criado para abrigar o primoroso acervo de mesa posta da anfitriã.

 

Para garantir bem-estar em todas as estações do ano, as portas e janelas camarão oferecem abertura total, transformando o espaço em uma grande varanda. Quando fechadas, dão conforto térmico e acústico, criando ambientes mais aconchegantes.

.

 

Espaço Cultural

 

Projetado pelo arquiteto Reinaldo Silva Jr., o Núcleo Artístico Virginia Ungari foi concebido para ser um espaço cultural, voltado principalmente para a dança e dedicado desde a formação e aperfeiçoamento de artistas até a apresentação de espetáculos.

 

Moderna e funcional, a construção incorporou todas as funções necessárias ao dia a dia da escola de dança, com recepção, café, sala de espera, lavabo, vestiários e escritório. No piso superior, uma ampla sala de aula recebe alunos e alunas de Ballet Clássico, Jazz Dance, Flamenco, Dança do Ventre, Ritmos Latinos, Contemporâneo e Dança de Salão, enquanto o piso térreo abriga um espaço multifuncional, que graças a instalação de um grande painel de vidro deslizante, se transforma em palco para exibições ao público.

reinaldo4 reinaldo9

“Optei pela construção com aço pela necessidade de vencer um grande vão livre, pois não poderíamos ter colunas no meio do salão. O aço tem possibilitado aos arquitetos soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade, e a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda”, afirma Reinaldo.

 

Ele explica ainda que as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante. Além disso, a redução do tempo de construção, racionalização do uso de materiais, mão de obra e aumento da produtividade, são pontos altos desta escolha.

 

Respeito ao Meio Ambiente – outro aspecto importante deste tipo de construção é o baixo impacto ambiental. Além de reduzir muito o índice de desperdício de materiais e a utilização de madeira na obra, dispensa o uso excessivo de formas e escoramentos utilizados em estruturas de concreto. Também permite maior reciclagem de sobras e diminui a emissão de material particulado e poluição sonora gerada pelas serras e outros equipamentos destinados a trabalhar a madeira.

 

 

Arquitetura de Interiores

 

Quando foi contratada para este projeto de reforma de uma casa de veraneio na costa sul de São Sebastião, a arquiteta Letícia Carvalho teve como missão encontrar soluções para problemas descobertos durante a obra, que já estava em andamento. O primeiro deles foram três colunas estruturais encontradas pelo engenheiro ao quebrar as paredes da sala, que não podiam ser removidas e se tornaram um entrave para a proposta original.

DSC_0877 DSC_0908

O objetivo da reforma era modernizar a casa, muito utilizada pela família aos finais de semana e durante o verão, criando espaços mais confortáveis e repaginando os ambientes íntimos e sociais.

 

A área social foi a que sofreu a maior intervenção, com a remoção de paredes que proporcionou maior integração entre as salas de jantar, TV e estar. Para as duas colunas encontradas sob a escada, Letícia propôs uma solução criativa e funcional, instalando uma cristaleira. Revestidas com madeira e uma delicada treliça de palha, as vigas que antes eram um problema viraram um móvel útil e bonito, transformando-se em um dos destaques do projeto.

 

Ainda sob a escada, a arquiteta instalou um bar e um pequeno depósito, seguido por uma estante e um lavabo, aproveitando cada pequeno espaço. A madeira e a palha utilizadas na cristaleira também foram aplicadas em outros detalhes, conferindo unidade e harmonia.

 

Na suíte principal, o espaço que antes era destinado à varanda foi incorporado ao quarto, criando um ambiente contemplativo, com um pequeno escritório e um recamier, de onde a proprietária da casa curte a vista para uma linda cachoeira.

 

Os quartos, a cozinha e a área da piscina foram repaginados e os móveis e objetos que já existiam na casa foram aproveitados. “Fizemos uma triagem de tudo o que havia na casa, selecionando o que poderia ser utilizado. Trocamos tecidos e estofados, restauramos móveis e objetos danificados, e agregamos peças que complementaram o que a família já tinha”, conta Letícia, mostrando que com bom gosto e criatividade é possível recriar ambientes sem desperdício!

 

 

Casa contemporânea

 

Com conceito ultramoderno, este projeto do arquiteto Rogério De Lucca foi idealizado para atender as solicitações de um engenheiro tradicional, que queria uma casa de praia com todo o conforto e praticidade de uma residência, utilizando técnicas e materiais de última geração e alta tecnologia.

 

Para receber os filhos, netos e amigos do casal, outra exigência era espaço para acomodar confortavelmente até 18 pessoas e para isso foram construídas seis espaçosas suítes e uma ampla garagem com vagas para seis carros.

delucca2 delucca8

Na área social, Rogério optou por ambientes abertos e integrados, com salas de TV e estar, cozinha, espaço gourmet e sala de jantar, que se estendem até a parte externa, com piscina, solário e jardim, por meio de grandes portas de vidro que oferecem abertura total, favorecendo a circulação e transformando todo o piso térreo da casa em uma grande área de lazer.

 

O estilo clean e o ar contemporâneo estão presentes em todo o projeto, desde o revestimento do piso, igual na casa inteira para dar unidade, até o acabamento de todos os banheiros e lavabos, que seguiram o mesmo padrão.

 

Comodidades como esquadrias automatizadas e com sistema de calefação, duplo sistema de aquecimento e projeto luminotécnico primoroso conferem conforto térmico, acústico e visual em todas as estações do ano. Para a fundação, a opção escolhida foi o radier, deixando a construção destacada do solo e afastando os problemas com umidade tão comuns em casas de praia.