Conecte-se com a Natureza!

Mais do que nunca, os ambientes preservados e ao ar livre, o frescor das florestas e as energias do mar nos mostram a importância de desacelerar e buscar o equilíbrio físico e emocional.

2020 foi um ano que testou todos os nossos limites! Quase que de repente, nosso cotidiano virou de cabeça pra baixo e tivemos que nos acostumar com hábitos e rotinas que a maioria de nós nunca imaginou… Privados da nossa suposta liberdade de ir e vir, precisamos transformar nossos lares em escritório, escola, restaurante, área de lazer e espaço de atividades físicas. Ficamos com medo de sair de casa, como medo de voltar pra casa, com medo de tanta informação, muitas vezes desencontrada e conflitante. Vimos ainda que, para além dos nossos lares, é preciso pensar no outro, se preocupar com o todo, porque diante de um momento tão singular, estamos todos no mesmo barco. Não foi fácil. E ainda não acabou!

Praia do Pacuiba

Mas esse ano que vai entrar para a história como um dos momentos mais difíceis dos últimos tempos, também foi, pra muita gente, um período de reflexão. Tivemos a oportunidade de colocar em prática a empatia e o cuidado com o próximo, percebemos que todos os nossos planos podem mudar de uma hora pra outra e que somos capazes de nos adaptar a isso, aprendemos que a distância pode ser um ato de amor e constatamos que cada instante ao lado das pessoas que amamos é uma ocasião preciosa.

Nós também aprendemos a valorizar a liberdade e mais do que nunca sentimos a necessidade de estar ao ar livre, em contato com a Natureza, longe das aglomerações dos centros urbanos, dos ambientes fechados e dos espaços de grande circulação de pessoas.

Pra você matar as saudades, mesmo que em casa, e recarregar as energias com as exuberantes paisagens de Ilhabela, nossa matéria te convida a se conectar com a Natureza. Respire fundo e aproveite! E se você estiver por aqui ou pretende vir ainda durante a pandemia, lembre-se de respeitar as regras de distanciamento social, usar máscara, manter as medidas de higienização e ajudar a cuidar da saúde de todos. Afinal, o vírus não tira férias. Pra quem vai continuar em casa: logo, logo, tudo isso vai passar. E nós estaremos te esperando de braços abertos!

Abrace a Mata Atlântica

Ilhabela ficou conhecida como destino de sol e praia, mas suas belezas e atrativos vão muito além da orla. Uma enorme reserva de Mata Atlântica, que cobre mais de 80% do arquipélago, formada por uma floresta densa e exuberante e por centenas de rios e cachoeiras, esconde roteiros ainda pouco conhecidos, paisagens singulares e experiências incríveis.

Caminhar pela mata é uma das melhores receitas pra dar uma boa pausa, recarregar as energias, deixar as preocupações de lado e se desligar do cotidiano. Também é uma excelente oportunidade de observar e aprender com a Natureza, compreender seu equilíbrio, valorizar a liberdade e despertar para a importância da preservação do meio ambiente.

E por aqui, opção é o que não falta. São centenas de quilômetros de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, vales e montanhas, que oferecem a possibilidade de conhecer áreas muito preservadas, com grande diversidade de espécies da fauna e da flora, algumas delas endêmicas. São árvores gigantescas e centenárias, como figueiras, sapopemas, jequitibás e guapuruvus, bromélias de vários tipos e tamanhos, flores, folhagens e arbustos, que abrigam caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos e mais de 320 espécies de aves, facilmente observadas ao longo da caminhada.

Durante parte do período da pandemia, todas as trilhas do Parque Estadual de Ilhabela permanceram fechadas à visitação. Atualmente, alguns dos atrativos foram reabertos, mas há regras de acesso para controlar o distanciamento social. Estão recebendo visitantes: Trilha do Pico do Baepi, Trilha da Água Branca, Trilha da Pancada D’Água ou 3 Tombos, Cachoeira do Veloso, Trilha Sepituba-Bonete e Estrada Parque de Castelhanos.

São permitidos grupos de no máximo seis pessoas, é obrigatório o uso de máscaras, distanciamento de 1,5 metro e higienização da mãos. Também é necessário agendar sua visita com no mínimo 24 horas de antecedência no site da Fundação Florestal: https://ingressosparquespaulistas.com.br/parques/pe-ilhabela/. E para as trilhas dos 3 Tombos, Veloso e Baepi é obrigatória a contratação de um monitor, de acordo com Decreto Municipal.

Atenção: estas regras e a própria reabertura das trilhas pode ser alterada a qualquer momento em função do estabelecimento de novas medidas de prevenção de contenção da pandemia. Informe-se antes de acessar os atrativos.

Encante-se com a biodiversidade

O arquipélago de Ilhabela também é um importante refúgio da fauna silvestre, responsável pela preservação de diversas espécies. Animais silvestres são aqueles que nascem, crescem e vivem na natureza. Sua sobrevivência não depende da inferência humana e é, na verdade, ameaçada por ela. Por isso, as florestas preservadas abundantes por aqui abrigam uma grande quantidade e diversidade de animais, que podem ser facilmente contemplados durante uma caminhada pela mata ou até mesmo em jardins e espaços mais próximos das áreas urbanizadas.

DCIM102GOPRO

São pássaros, pequenos mamíferos, répteis e anfíbios que vivem nessas áreas verdes e são presença comum nas trilhas do Parque Estadual de Ilhabela, enchendo os olhos de quem aprecia a natureza. Algumas delas estão acostumadas com a presença humana, se aproximam bastante e podem ser vistas de perto em árvores frutíferas ou comedouros espalhados em jardins. É o caso das Saíras (Sete-cores, Militar e Azul são as mais comuns), do Tiê-sangue, de diversos tipos de beija-flores, da Cambacica, do Sabiá-laranjeira, do Periquito-rico e das barulhentas e encantadoras Tiribas.

Entre as aves maiores é comum avistar, mesmo que a uma certa distância, bandos de Papagaio-moleiro, espécie ameaçada de extinção no Estado de São Paulo, que se tornou a Ave-símbolo de Ilhabela, além do Tucano-de-bico-verde, Pica-pau-rei e algumas espécies de gaviões.

Também passeiam por aí o ágil Caxinguelê – pequeno esquilo que se alimenta de frutas e sementes, o Saruê – espécie de gambá de hábitos noturnos, o Lagarto-teiú – geralmente flagrado tomando sol, além de diversas espécies de pererecas, sapos e cobras, entre outros animais.

E no mar não é diferente! Uma enorme diversidade de peixes, tartarugas, golfinhos, baleias, raias, pinguins e outras espécies marinhas são avistadas com frequência, completando o cenário de paraíso ecológico.

Energia que vem do mar

Ele está por todos os lados e é impossível não ser tocado por sua presença. Desde a travessia da balsa, até um passeio despretensioso pela orla, o mar que cerca Ilhabela protagoniza paisagens únicas, em tons e versões diferentes, que vão do urbano ao selvagem, do turístico ao isolado, das faixas de areia extensas e badaladas às costeiras imponentes e inóspitas.

Porque a experiência de contato com a natureza pode ser diferente para cada pessoa: pra alguns basta contemplar de longe, enquanto outros não abrem mão de um mergulho. Há aqueles que preferem desfrutar de uma praia com estrutura e conforto, e os que decidem explorar lugares distantes e pouco conhecidos. Mas todas elas guardam algo em comum: a capacidade quase imediata de recarregar as energias,  equilibrar as emoções e promover sensações como alegria e bem-estar.

E é essa diversidade de paisagens que tanto encanta turistas e visitantes de todo o mundo. De norte a sul de Ilhabela, não é preciso ir longe para encontrar uma praia preservada, que guarda suas características originais, mesmo estando cercada pela urbanização. Muitas vezes elas estão escondidinhas pela vegetação, cercadas por árvores nativas que garantem sombra e um visual incrível, e são acessíveis por pequenas trilhas e acessos públicos, como a charmosa Praia do Veloso, a pequena Praia do Oscar, a tranquila Ponta Azeda ou a exuberante Pacuíba.

Entre uma e outra, ainda é possível conhecer faixas de areia do tipo cartão postal, estruturadas para a atividade turística e parada obrigatória dos roteiros mais convencionais, como as praias do Curral, Feiticeira, Saco da Capela, Pequeá ou Pedras do Sino.

Vale lembrar que Ilhabela permaneceu fechada ao turismo por um período e que as atividades foram retomadas com normas e restrições para preservar a saúde da população e dos visitantes. O uso de máscaras e o distanciamento social são obrigatórios e isso também vale para praias e outros espaços ao ar livre. Novas medidas restritivas podem ser adotadas. Consulte fontes de informação confiáveis antes de programar sua viagem.