Entre as atrações, aula-show dos chefs Olivier Anquier, Dalton Rangel e Leo Young, roteiro com pratos exclusivos criados especialmente para o festival e uma agenda especial de shows musicais.

 

A 22ª edição do Festival do Camarão, evento gastronômico mais tradicional de Ilhabela, aconteceu entre os dias 11 e 27 de agosto. Já consagrado e reconhecido por elevar a gastronomia local, o festival celebra a participação de 49 restaurantes com pratos exclusivos tendo como protagonista a iguaria regional – o camarão. Além disso, uma Arena Gastronômica promoveu diversas atividades, como workshops, aulas-show de grandes chefs, degustações, apresentações musicais e concurso de chef amador. Entre as atrações que subiram ao palco estão os chefs Olivier Anquier, Dalton Rangel e Leo Young.

 

Os restaurantes da cidade serviram pratos exclusivos a preços especiais durante o período do evento, enquanto a Arena Gastronômica instalada na Vila, centro histórico da cidade, concentrou stands de diversos estabelecimentos, onde os visitantes puderam experimentar quitutes à base de camarão.

 

Entre os destaques apresentados no evento estão o Risotto Arumã, do Arumã Bar e Resrautante, o Linguine com Camarões, do BemDito Bistrô, o Crepe de Camarão com Requeijão, da Creperia N’Areia, a Cestinha de Camarão, do Restaurante do Cura e a Casquinha Max de Camarão, do Max Paladar.

 

Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI), com patrocínio da Prefeitura de Ilhabela através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Festival do Camarão promove chefs locais, atrai turistas de diferentes cidades e estados, contribuindo para a economia local. Segundo o prefeito Márcio Tenório, a realização do evento é de extrema importância para o município: “Além de ser o acontecimento de maior relevância na área gastronômica em Ilhabela, o Festival contribui com o aquecimento da economia e geração de empregos”, explica. Para o presidente da ACEI, Wilson Santos, “o objetivo do Festival é garantir a geração de renda e emprego para os moradores locais e um destino turístico de qualidade”.

 

A primeira noite do festival foi marcada pela Cozinha Show, com apresentação dos principais chefs locais e convidados. No sábado, dia 19, teve aula show com a chef Bel Coelho e show da banda Rolling Stones Cover. No dia 20, a Cozinha Caiçara trouxe convidados especiais apresentando as tradições das famílias habitantes da Ilha e o chef Leo Young foi à comunidade, na Praia de Santa Tereza, para cozinhar com produtos típicos da região. Na terça-feira (22) a Cozinha Kids prestigiou a atividade infantil com alunos da rede pública, dicas de alimentação, desenho temático e brunch realizado por um chef convidado. A aguardada e tradicional Paella foi preparada ao vivo no dia 25, com o chef Tonhão, enquanto a famosa Regata do Camarão aconteceu dia 26 com a tradicional canoa de cerveja na chegada, com largada e chegada no píer da Vila. Ainda no sábado, foi a vez da aula show com o chef Dalton Rangel. Para fechar a programação, domingo (27), o Concurso Chef amador elegeu o melhor cozinheiro amador de Ilhabela.

 

Para os amantes de camarão, o Festival ainda presenteou os turistas. Na primeira casa visitada, os clientes receberam um “passaporte”, que a cada refeição em um dos restaurantes do circuito ganhava um carimbo. Aqueles que acumularam cinco ou mais carimbos de diferentes restaurantes e compartilharam as fotos dos pratos nas redes sociais com a hashtag #ilhadagastronomia, ganharam um presente criado por artesãos locais.