No final de maio, a Associação de Bartenders do Litoral (ABL) levou bartenders de Ilhabela e Caraguatatuba para representar a região no 41º Campeonato Brasileiro de Coquetelaria, realizado no The Sailor – Legendary Pub, em São Paulo. Participaram do evento Carlos Lemos (o Sapão Litoral, da empresa Crazy Frog), Nilton Cavalcante (da Mutante Eventos) e R. David Lopes (do Restaurante Do Cura), e entre os três representantes do Litoral Norte, dois conseguiram se classificar para a grande final (Nilton e David).

 

O campeonato simula simula uma situação de atendimento em bar: enquanto os clientes (quatro juízes) fazem perguntas de todo tipo, o Bartender prepara os coquetéis que logo serão servidos. Enquanto isso, tudo é avaliado, desde o vestuário, passando pela simpatia, desenvoltura, organização e limpeza, até a técnica de preparo do coquetel, seu sabor, aroma e apresentação.

 

“Vale destacar que o Nilton Jr. Cavalcante teve sua primeira experiência em competições nacionais, e ter se classificado para a grande final já o faz um vencedor” diz David, que foi seu instrutor no Curso profissionalizante da ABL.

 

Pela segunda vez em seus quase 10 anos de história no Litoral, a ABL conseguiu colocar seu nome no pódio, desta vez, através do R. David Lopes, que com seu coquetel Manto Siciliano levou o terceiro lugar e a possibilidade de representar o Brasil na Copa da Amizade dentro do marco do Pan-americano de Coquetelaria 2017, organizado pela IBA (International Bartender Association) que acontecerá em Punta Cana, na República Dominicana, em agosto deste ano.

 

O primeiro colocado, Rogerio Coelho, representará o Brasil no Mundial da IBA em Copenhague, na Dinamarca, em Outubro deste ano, e o segundo, Luis Claudio Simões participará, junto com o David, do Pan-americano em Punta Cana.

 

Nilton Jr. Cavalcante, também finalista do certâmen, preparou o coquetel Sun Rose, um drink de cor alaranjada com uma cereja dentro, representando o por do sol de Ilhabela, com suas diferentes tonalidades de rosa alaranjado.

 

David levou ao nome do drink a junção dos nomes das filhas, Maria Clara (Ma) e Antonela (anto), o Siciliano ficou por conta de um dos ingredientes do cocktail, o Limão Siciliano, um cítrico equilibrado no amargor e com um aroma característico, abundante na região de Quilmes (Bs As – Argentina) de onde David é natural. Segundo ele “O aroma de uma casca de limão siciliano espremida me leva numa viagem ao tempo de menino, quando meus tios, minha avó, o vizinho, em fim, em quase todo quintal tinha árvores de Limão Siciliano, chamado por lá simplesmente de limão”.