Designer por formação e cozinheiro por inspiração, o paulistano Fabio Piscioto realizou o sonho de se dedicar exclusivamente à gastronomia em 2003, quando inaugurou o Pasta del Capitano em Ilhabela, que se tornou ponto de encontro de um público que aprecia pratos cuidadosamente elaborados da culinária italiana.

 

Há um ano e meio, Fabio- que estudou design em Milão, onde trabalhou por 10 anos – projetou um prédio mais adequado às necessidades do restaurante, em novo endereço, a 30 metros do anterior.

 

Com o nome simplificado para Capitano, a casa mantém-se fiel à proposta de elaborar pratos representativos das várias regiões do país de origem da família do proprietário, que é associado à Federazione Italiana Cuochi (FIC). “Minha família tem origens em várias regiões da Itália: Campania, Toscana, Lombardia, Vêneto…” enumera o “Capitano.

 

Em março de 2013 o restaurante completou 10 anos e para comemorar, promoveu uma diversificada programação, musical e gastronômica, que trouxe artistas convidados em todos os finais de semana, jantares a quatro mãos com chefs convidados e pratos especiais.

 

A programação começou no dia 8 de março, em um jantar que teve Risoto de Morangos e uma taça de mimosa para cada mulher. No dia 15, Fábio dividiu a cozinha com o Chef Tonhão em uma noite embalada pelo piano de Daniel Grajew, que também tocou no dia 16. Dia 23 também teve música, com Sergio Bello no violão e Dado no clarinete, flauta e sax. Na semana 25 a 30 de março, o festival gastronômico dos Abbruzzos teve a participação de Maurizio Di Serafino, com show Vallerio Wiz no dia. A flauta de Léa Freire acompanhada pelo piano de Zé Namen encerraram a comemoração, no dia 6 de abril.

 

Para os próximos meses, o restaurante continua com seus pratos especiais apresentados a cada fim de semana, como o Tagliatelle com Trufas Negras, Bacalhau Abbuzzese e Ossobuco, entre outros. Os shows musicais também continuam, com artistas locais e convidados. Para o dia 26 de abril já está agendada a apresentação de Renato Anesi, um dos maiores bandolinistas do Brasil.

 

De 16 a 30 de maio acontece o Festival Brasil Sabor, o maior festival gastronômico do mundo e em junho tem o Festival da Sardinha, que terá Pasta con le Sarde, com sardinhas frescas, erva-doce, passas e amêndoas. “Em junho teremos um jantar especial para o Dia dos Namorados, em julho, novos pratos e atrações artísticas para as Férias e para a Semana de Vela e já estamos pensando na programação do segundo semestre”, contam Fábio Piscioto e Cláudia Adami.