Com novas tripulações, os dois vitoriosos barcos abrem neste sábado (17/6) a 2ª Etapa da Copa Mitsubishi de Vela Oceânica

Foto: Caballo Loco, atual Tonka
(Edgard Ramos / Veleiros da Ilha)

São Paulo (SP) – A Classe C30 virá reforçada para a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, a 23ª Edição da Copa Mitsubishi. As novidades para o chamado Warm Up da Semana de Vela de Ilhabela, são as tripulações estreantes de Tonka (ex-Caballo Loco) e Kaikias EMS. Nos últimos anos, ambos os barcos se destacaram na Classe C30, com títulos no Campeonato Brasileiro, Copa Mitsubishi e Semana de Vela de Ilhabela.

Em 9 de junho, o Kaikias EMS correu a Regata Ubatuba Ilhabela Decathlon e obteve o expressivo segundo lugar na Classe ORC, atrás do S40 Argos, o que motivou ainda mais a tripulação vinda da HPE 25. “Ficamos muito felizes com a segunda colocação, o que demonstra que o barco é competitivo além do conceito one design da Classe C30”, destaca o comandante do Kaikias EMS, Daniel Hilsdorf.

“No Warm Up, correremos na C30 contra equipes muito bem treinadas. Pelo equilíbrio da classe, pequenos detalhes em táticas e manobras fazem grande diferença no resultado. Será um ótimo ‘termômetro’ para medirmos o entrosamento do time e os ajustes no barco”, exalta Hilsdorf.

Também estreante na classe, o comandante Demian Esparo tem como objetivo desenvolver o aprendizado a bordo do Tonka. “Será nossa primeira regata na C30 e não queremos projetar expectativas. Ainda estamos conhecendo o barco e aproveitaremos para entrosar a tripulação”. Demian e equipe também vieram da Classe HPE 25. Como Caballo Loco até 2022, o Tonka é atual tricampeão da Copa Mitsubishi e Brasileiro. Venceu ainda, a Semana de Vela em 2022.

Boas-vindas aos marujos – Apesar de acirradas disputas nas raias de Ilhabela, fora da água prevalecem o respeito e o fair play. “É com satisfação que recebemos na Classe C30 os comandantes Demian e Daniel, assim como suas tripulações. Alguns desses velejadores conhecem bem a raia e trazem ampla experiência de outros barcos. Com certeza irão elevar ainda mais o nível das regatas. Desejo bons ventos a todos”, exclama o experiente comandante do Caiçara, Marcos Cesar, tetracampeão do Circuito Ilhabela (2015 a 2018) e vencedor da 1ª Etapa de 2023.

A 2ª Etapa, das quatro anuais da Copa Mitsubishi, será nos finais de semana de 17 e 18, 24 e 25 de junho. A Semana de vela, de 23 a 30 de julho. Nas demais classes do Circuito Ilhabela, a primeira etapa apresentou vitória do Xamã na ORC, após duelo equilibrado com o Phoenix, novo barco de Mauro Dottori (ex-Caballo Loco); na BRA-RGS, o Kameha Meha foi absoluto, enquanto o Ginga dominou a HPE 25, seguido pelo Conquest.

A previsão de ventos para o fim de semana é de sudoeste nos dois dias, com média intensidade no sábado e mais fraco no domingo, o que abre a possibilidade de regatas no centro do Canal de São Sebastião a partir de meio-dia. A temperatura ficará entre 16 e 21ºC, com os dias parcialmente nublados e sem chuva, segundo o site muitobonsventos.com.br, de Ilhabela.