No último dia 17 de abril, o Professor Celso dos Santos Silva, Presidente dos Cozinheiros sem Fronteiras Brasil, esteve em Ilhabela para o lançamento do projeto “Aprendendo com os Cozinheiros sem Fronteiras”, iniciativa de cunho social que oferecerá oficinas gratuitas de gastronomia e culinária a jovens e adolescentes de Ilhabela.
O evento aconteceu no Restaurante do Cura, um dos parceiros do projeto, e reuniu apoiadores, alunos e um time de sete chefs voluntários de Ilhabela, que ministrarão aulas de panificação, culinária italiana, hambúrguer, culinária mediterrânea, doces & bolos e culinária caiçara, sempre acompanhadas pela orientação de uma nutricionista e por dicas de harmonização.
O programa desenvolvido para o Litoral Norte do Estado de São Paulo vem atender a necessidade social de Motivar, Informar e Qualificar a comunidade local sobre as oportunidades gastronômicas de Ilhabela e região, procurando gerar maiores possibilidades de inserção social, capacitação profissional e empregabilidade funcional.
O projeto tem coordenação geral dos professores Celso dos Santos Silva e Carmen Guarize, líderes da CFS Brasil, e execução técnica dos coordenadores regionais do Litoral Norte, Roberto David Lopes, Regiane Cristina Moraes e José Máximo Paula Santos. Os chefs participantes são Marcel Schumann, Mara Rodrigues, Dieimes Bedim, Fábio Piscioto, Waleska Reis, Tonhão e Cristiane Stabile.
A Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate a fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira.