Não há dúvidas de que a prática de esportes é indicada para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Jogar uma partida de futebol, correr ao ar livre, praticar tênis e esportes aquáticos, são algumas das atividades que ajudam no desempenho físico e mental. Porém, o cuidado com a saúde e integridade dos olhos não pode faltar. O uso do equipamento de proteção pode evitar danos irreversíveis à saúde dos olhos.

 

As lesões nos olhos causadas pela prática de esportes são muito comuns. O olho é um órgão que possui 15 vezes mais terminações nervosas que os outros órgãos, e é a região mais exposta do corpo; a que recebe mais luz. De acordo com especialistas, a exposição a raios UVA e UVB pode queimar a superfície do olho e o vento, por sua vez, pode ressecar o órgão. Com isso, são indicados óculos de sol para a prática de atividade física, inclusive para evitar lesões nos olhos que podem ser causadas por poeira, galhos e pedras.

 

O uso de óculos esportivos, dentre outros benefícios para a saúde dos olhos, pode render aos atletas – profissionais ou não – a melhora da performance.

 

Se o praticante de determinada atividade tiver algum problema com visão (miopia, astigmatismo ou hipermetropia) poderá usar modelos de lentes especiais ou colocar grau nos óculos de sol. Existem no mercado lojas especializadas que permitem adaptar lentes de grau em qualquer tipo de armação.

 

 As lesões oculares ocorridas em atividades esportivas variam de abrasões da córnea, até as mais graves, como lesões que podem levar à perda da visão, como fratura orbital e/ou descolamento de retina. A boa notícia é que 90% das lesões oculares são evitáveis através do uso de óculos de proteção.

 

Com as novas tecnologias existentes no mercado, podem ser encontrados óculos oftálmicos confeccionados com materiais resistentes, para qualquer prática de esportes. Nas várias opções de óculos solares, as lentes e cores são produzidas sob medida para cada demanda esportiva. Inclusive, tais avanços proporcionam ao esportista com algum tipo de deficiência visual a garantia de um bom desempenho.

 

Dentre as especialidades dos óculos para prática esportiva, está a importância do material. Eles não podem ser produzidos em metal, porque durante exercícios como ciclismo, caminhadas, corridas, kite surf, tênis, basquete, etc, podem representar um risco em casos de acidente, como queda e torções. O material deve ser leve e confortável, além da obrigatoriedade das lentes com proteção UV (escuros e de grau).

 

O modelo ideal de óculos pode ser indicado por seu oftalmologista.

 

*Dr. Rodrigo V. Cavalcante – CRM 116.442 é Médico Oftalmologista. Atende na Clinica Aquarela – (12) 3895.8516 | rodrigovcavalcante@hotmail.com.