Juntos na luta contra o Diabetes

 

*Dr. Rodrigo V. Cavalcante

 

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em Dezembro de 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

 

No mundo, há 415 milhões de pessoas com Diabetes, um em cada 11 adultos. Cerca de 50% das pessoas com diabetes não sabem que tem o problema, embora cerca de 2 milhões de mortes todos os anos sejam atribuídas a complicações do diabetes.

 

No Brasil, cerca de 10,4% da população adulta tem diabetes, sendo o maior número absoluto de diabéticos na América Latina, com 14,3 milhões de pessoas.

 

Se não tratado, o diabetes pode causar cegueira, insuficiência renal, amputação de membros, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

 

 

Diabetes Mellitus

 

Certamente, você já  ouviu falar sobre insulina. Trata-se do hormônio responsável por controlar os níveis de glicose no organismo. O diabetes ocorre quando o corpo não produz insulina de maneira suficiente ou mesmo quando ela não é aproveitada de maneira adequada. Como resultado desse quadro, a taxa de glicose no sangue pode ficar bastante elevada e, em longo prazo e sem um diagnóstico e tratamento, pode haver sérias complicações.

 

 

Diabetes e Visão

 

E possível que você conheça algum caso de um paciente diabético que teve problemas relacionados à visão ou mesmo que tenha ficado cego. Essa condição pode acontecer devido à retinopatia diabética, resultante dos níveis elevados de glicose no sangue. Além desse problema, pacientes diabéticos apresentam maiores chances de desenvolver glaucoma e catarata. A Retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares em todo o mundo (isto é, 1,8 milhão de pessoas).

 

É possível tratar?

 

A resposta é sim! Mas, nesse caso, o mais importante é prevenir. Com hábitos saudáveis e acompanhamento médico, é possível evitar a aparecimento de complicações decorrentes do diabetes.

 

*Dr. Rodrigo V. Cavalcante – CRM 116.442 é Médico Oftalmologista. Atende na Clinica Aquarela – (12) 3895.8516 | rodrigovcavalcante@hotmail.com.