Conversando com uma pessoa amiga, de repente ela engasgou e começou a tossir. Quando parou de tossir disse: “Nossa, estou parecendo velho, engasgando com a própria saliva!”.
Embora sejam funções tão naturais e espontâneas quanto a respiração e a visão, tratadas nas edições anteriores da Revista, as pessoas costumam não dar a atenção que merecem a sucção, mastigação e deglutição. Muitos exercícios simples ajudam a reorganizar a estrutura e manter a funcionalidade eficiente ao longo da vida.
Curiosidades
Você sabia que a cada 2 a 2,5 minutos ocorre sucção seguida de deglutição da saliva?
Você sabia que a posição de descanso da língua não é na parte de baixo da boca e sim com a ponta da língua tocando o céu da boca atrás dos dentes da frente?
Vejamos um pouco de cada uma destas ações.
Sugar – Uma sucção eficiente será seguida de deglutição, isso ocorre normalmente para que não ocorra acúmulo de saliva dentro da boca, não é apenas quando sugamos um líquido por canudinho que estamos sugando! Esta função depende de tensão gerada nas bochechas e língua em coordenação com o movimento da mandíbula. Pessoas que apresentam problema de sucção costumam acumular saliva nos cantos dos lábios ou cuspir enquanto falam.
Mastigar – A maioria das pessoas quando se fala em mastigação pensa logo nos dentes, porém essa ação para ser eficiente depende de outras estruturas: língua, bochechas, maxilar e mandíbula com a articulação temporomandinular (ATM) são fundamentais para mastigar bem o alimento antes da deglutição. Muitas pessoas apresentam problemas na ATM, na oclusão dos dentes (forma como eles se encaixam) e à medida que envelhecem esta função vai se tornando ineficiente e o prazer de comer vários tipos de alimentos vai se restringindo.
Deglutir – Esse processo se inicia na boca e vai até o esôfago passando pela faringe. Precisa acontecer em sintonia afinada com a respiração, caso contrário podemos engasgar. Como escrito no início, até mesmo com a saliva! Essa coordenação envolve mais de 20 músculos e tem fases de controle voluntário e involuntário. Através de exercícios também podemos manter a eficiência desse processo.
Somos uma unidade – A esta altura você já deve ter percebido que as ações respirar, sugar, mastigar, deglutir, falar não são independentes, são possíveis devido à organização da forma/estrutura da boca, faringe, laringe, enfim, estas ações estão intimamente relacionadas e devem estar sincronizadas. É importante ressaltar que esta sincronia depende também da posição da cabeça em relação ao tronco, do posicionamento das vértebras do pescoço e até mesmo do contato dos pés com o chão. Lembre-se: SOMOS uma UNIDADE.
Sugestões de exercícios para o dia a dia
Aproveite o momento de escovar os dentes para fazer bochechos pressionando o líquido para diferentes lados: direito, esquerdo, ao redor dos lábios. Em seguida faça gargarejos controlando a saída do ar.
Um exemplo de exercício para a língua é passar a ponta da língua pelo céu da boca da frente para trás até chegar na parte mole; fazer estalos com a língua pressionando contra o céu da boca com diferentes sons.
Sugar um líquido por uma cânula fina de cateter mantendo os lábios abertos, os dentes encostados, como num sorriso.
Mastigar um pedaço de garrote levando desde os dentes de trás do lado direito, passando pelos dentes da frente até os dentes de trás do lado esquerdo e voltar.
Você encontra outras sugestões de exercícios nos artigos do Método Padovan de Reorganização Neurofuncional (http://site.prosinapse.com.br)
Bons treinos!
José Augusto Menegatti e Carla Lee
*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.