Colocando de forma simples o ser humano é uma morfoestrutura articulada. Ou seja, é uma estrutura que exibe uma forma que sendo articulada nos permite realizar inúmeros ajustes nestas articulações para que possamos nos movimentar e deslocar de um lugar para outro com muita eficiência. Parece simples, mas não é. O grande problema é manter as mais de trezentas articulações estáveis enquanto nos movimentamos.

 

Órgãos!

 

Você já pensou na quantidade de órgãos que constituem esta morfoestrutura? Coração, dois pulmões, dois rins, fígado, estômago, intestinos, pâncreas, etc. não podem ficar prensados uns contra os outros enquanto estamos parados ou nos movimentando. Existe uma organização de posicionamento entre eles que precisa ser mantida para que possam funcionar bem e sejam preservados durante toda a vida. Certo? Lembre-se, além de uma organização e sequenciamento articular para se movimentar, é preciso manter o tronco e a cabeça bem posicionados e estáveis quando estamos em movimento ou mesmo parados.

 

Patologias crônicas!

 

Encontrei um trabalho de cinco médicos com doutorado em medicina que foram professores de medicina da Universidade de Harvard, publicado pela primeira vez em 1934. Isto mesmo é esta a data! Estes médicos desenvolveram uma abordagem de atendimento clínico para orientar pessoas que apresentavam diferentes patologias crônicas baseada no conceito de que estas condições surgiam por causa de desorganizações posturais que alteravam o posicionamento dos órgãos e comprometiam seu funcionamento. Ou seja, estes estudos demonstraram que posturas desorganizadas comprometiam muito mais do que somente as articulações. Pasmem, conversei com alguns médicos e eles me disseram que nunca tinham ouvido falar deste trabalho.

 

2018

 

Atualmente temos uma somatória entre sedentarismo, desorganização postural, péssima alimentação, sono de má qualidade, poluição da água e do ar agregadas a situações socioculturais conflitantes que acabam gerando estados de stress crônicos.

 

Antes de tomar remédios que tal começar prestando atenção na sua organização postural, escolhendo alimentos de verdade, criando condições para um sono de qualidade e diminuindo as situações estressantes do seu cotidiano. O primeiro passo pode ser uma bela caminhada aproveitando a paisagem de Ilhabela!

 

Fonte: Body Mechanics in Health & Disease – Published in the USA and UK by MASTERWORKS INTERNACIONAL – 27 Old Gloucester Street – London.

 

José Augusto Menegatti e Carla Lee

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico da equipe de voleibol masculina do Esporte Clube Banespa e da Seleção Brasileira. Durante 40 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas com resultados rápidos e eficientes. Um destes trabalhos começou em 1989 quando iniciou seus estudos sobre o Rolfing. Possui um Núcleo de Estudos em Fluência Corporal em Ilhabela/SP, onde oferece grupos de estudos, aulas e sessões de Rolfing para pessoas interessadas. Para saber mais: contato@menegatti.com.br / (12) 3896-1135.