Em adultos, em torno de cinco a seis quilos. Quando este peso está alinhado e distribuído sobre a coluna nós nem notamos. No entanto, basta que ele saia alguns milímetros do alinhamento para que o peso aumente e muito.

Imagem – Kapandji, physiology of joints vol.3

Você pode notar pelo desenho que ao deslocar a cabeça à frente ela arrasta a coluna junto. Isto compromete significativamente a organização das curvas da coluna e gradativamente diminuirá a eficiência para se movimentar. Experimente, coloque voluntariamente a cabeça mais a frente e veja como fica mais difícil levantar os braços ou caminhar.

Consequências do desalinhamento da cabeça

Alterações radicais acontecem nas curvas da coluna. A área cervical forma uma lordose exagerada e, para compensar, a curva torácica forma uma cifose também exagerada, que se propaga para a curva lombar. Em médio prazo, as áreas dolorosas vão surgir nos extremos da coluna. Atualmente dores cervicais e lombares estão se tornando cada vez mais comuns.

Lembre-se que estas dores são resultados destas alterações posturais. E o mais grave, em minha opinião, é que com estas alterações a eficiência para se movimentar gradativamente vai diminuindo, comprometendo cada vez mais a integridade morfológica e funcional. Atualmente tanto adolescentes quanto adultos jovens já apresentam estados crônicos de dor e disfunção e a raiz do problema está no alinhamento da cabeça.

Como impedir que isto aconteça?

Simples. Utilize algumas movimentações que você praticou quando era bebê. Isto mesmo, você leu corretamente. Naquela época, sustentar o peso da cabeça era uma situação complexa, pois o tamanho da cabeça em bebês é desproporcional em relação ao tronco e aos membros e pesa muito. Com a nossa proposta de exercícios você vai lembrar disto. Eu tenho certeza.

Paciência!

Claro que para você conseguir realizar estas movimentações agora sendo adulto vai levar algum tempo, pois muitas áreas estão fracas e emperradas. Experimente, faça diariamente três sessões de 10 minutos cada uma realizando as ações de rolar, rastejar e engatinhar. Estas são as fórmulas mágicas para reverter às alterações posturais e trazer eficiência de movimentação.